OMT promove a incorporação do Turismo na Agenda da Cooperação Iberoamericana

Na 26ª Cimeira Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo foi declarado o Turismo como elemento essencial do apoio essencial



Na 26ª Cimeira Iberoamericana de Chefes de Estado e de Governo que se realizou a 15 e 16 de Novembro em La Antigua na Guatemala foi aprovada uma declaração política sobre o desenvolvimento sustentável que confere ao Turismo uma função de apoio essencial.

Este compromisso no qual também participa a Organização Mundial de Turismo (OMT), pressupõe uma premissa uma vez que pela primeira vez se  inclui o sector turístico numa agenda de cooperação multilateral de alto nível.

Os presidentes e chefes de Estado recomendaram à Secretaria Geral Iberoamericana (SEGIB) a inclusão do turismo no dossier de cooperação para o desenvolvimento dos 22 paises membros todos eles Estados Membros da OMT.


O compromisso junta o turismo e a economia num único tema, solicitando os estados a darem prioridade às políticas publicas destinadas ao desenvolvimento e à gestão de um turismo sustentável e responsável para impulsionar a competitividade.

No Programa de Acção de Antigua para a Cooperação Iberoamericana, os Chefes de Estado e de Governo instam a SEGIB a trabalhar em estreita colaboração com a OMT nas actividades futuras relacionadas com o Turismo.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade