“Aldeias do Conhecimento” memórias das Termas de São Pedro do Sul e do Carvalhal

“Aldeias do Conhecimento” memórias das Termas de São Pedro do Sul e do Carvalhal
Divulgação

Esta iniciativa das Termas Centro tem como objectivo documentar as vivências e tradições das estâncias termais e dos territórios envolventes.

O projecto “Aldeias do Conhecimento”, uma iniciativa do consórcio Termas Centro, apresentou os primeiros resultados de um ambicioso trabalho que continuará até 2022, ou seja “a recolha das memórias e tradições dos territórios onde estão implantadas as 20 estâncias termais que integram o consórcio”.


Assim estão a ser documentados em vídeos e suportes digitais todos os aspectos relacionados com os estilos de vida de habitantes e visitantes das termas.

Assim várias pessoas, de preferências as mais velhas, em cada uma das estâncias termais, são entrevistadas, com recolha das suas memórias sobre a região.

 Os testemunhos serão depois tratados e publicados num portal específico para o efeito. Ao mesmo tempo serão promovidas actividades que “permitam capitalizar e partilhar os conhecimentos recolhidos”.

O projeto está a ser realizado para as Termas Centro pela “associação cultural Binaural Nodar, que se dedica há mais de quinze anos à etnografia e criação artística sonora e audiovisual”.

A recolha documental começou nas Termas do Carvalhal, em Castro Daire, e nas Termas de São Pedro do Sul, estando já disponíveis dois vídeos-trailer, de poucos minutos, que servem abertura para o trabalho final.

No território das Termas do Carvalhal, as entrevistas e outros registos audiovisuais privilegiaram os usos da água nas comunidades rurais, desde a exploração da água termal no maciço granítico local, até à água usada para consumo humano, consumo animal, para regar os campos e como fonte de energia motriz.

O vídeo das Termas do Carvalhal pode ser visto em .

No caso das Termas de São Pedro do Sul, o resultado revela a vivência e as memórias das populações, proprietários hoteleiros e aquistas, numa localidade de matriz rural que há muito recebe visitantes de todo o país, atraídos pelos tratamentos termais e pelos encantos da paisagem, gastronomia regional e património cultural.

O vídeo de São Pedro do Sul pode ser visto em


O projecto “Aldeias do Conhecimento” compreende várias etapas, ao longo de dois anos. Após os estudos preliminares, começou a proceder-se à fase de recolha dos registos audiovisuais – entrevistas, registos de tradições e de paisagens – em cada um dos territórios onde se situam os balneários termais incluídos na rede Termas Centro.
.

Todo o material registado será devidamente catalogado, de acordo com as melhores práticas internacionais de arquivologia, e futuramente será inserido num portal criado para o efeito – “Memória Termas Centro”.

No portal, todos os registos poderão ser pesquisados, por concelho, temática e outros filtros, ficando igualmente disponíveis num mapa interativo e sendo difundidos através das redes sociais.

Com base nas recolhas efetuadas, está prevista a apresentação de uma exposição multimédia itinerante, a criação de um espetáculo contemporâneo em espaços termais e um ciclo de ateliês “Viver o Património das Termas Centro”, entre outras vertentes.

RIU Hotels & Resorts

#EstamosON

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade