OMT e CET publicaram uma informação sobre Turismo de Saúde

por: Zita Ferreira Braga

A Organização Mundial de Turismo (OMT) e a Comissão Europeia de Turismo (CET) publicaram uma nova nota informativa sobre Turismo de Saúde


Partindo de uma investigação conjunta, este estudo pretende ser uma primeira forma de estabelecer uma conceptualização coerente do turismo de Saúde e de definir o que leva os turistas a procurar serviços relacionados com a Saúde.
O Turismo de saúde, de bem estar e médico cresceu de forma exponencial nos últimos anos e é cada vez mais importante em muitos destinos.

O turismo de Saúde é um semento emergente, mundial, complexo e assumido numa mudança tão vertiginosa, que os destinos por força das circunstâncias  terão de o entender melhor se quiserem aproveitar melhor a oportunidade e melhorara os objectivos.
Na publicação “Como explorar o Turismo de Saúde” propõe-se uma taxonomia eaxuastiva, com uma terminologia adequada e coerente que define e descreve o intrincado sistema de viagens por motivos de saúde, além de oferecer uma conjunto de ferramentas práticas para as Organizações de Turismo Nacionais e as Organizações de Grestão de Destinos Turisticos que querem desenvolver Turismo de Saúde.
Tal como é definido nesta nota informativa, o Turismo de Saúde abrange aqueles tipos de turismo cuja motivação principal é a de contribuir para a saúde física, mental ou espiritual mediante actividades médicas e de bem estar.

A nota informativa vem elucidar sobre factores que completam o turismo de Saúde, tal como os avanços tecnológicos, a saúde pessoal, a protecção de dados e a urbanização.


Com ele também se explora o mercado, a procura e a oferta de turismo de saúde, dando-se exemplos de como gerir a promoção.


Por último, neste documento são propostas uma série de recomendações, desde uma compilação de dados melhorada e uma avaliação mais exacta para alcançar um turismo de saúde mas sustentável e acessível que necessita de novas colaborações.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade