MSC Seashore é o primeiro navio da classe Seaside Evo da MSC Cruzeiros

por: Zita Ferreira Braga

O primeiro navio Seaside EVO começará a navegar na Primavera de 2021 e será maior e mais sumptuoso que as restantes unidades da Classe Seaside

 

A MSC Cruzeiros e a Fincantieri, uma empresa herdeira da grande tradição de construção naval italiana e um dos maiores grupos de estaleiros do mundo, cortaram hoje o primeiro aço do MSC Seashore, o primeiro de dois navios Seaside EVO actualmente encomendados à Fincantieri.

Numa cerimónia que decorreu no estaleiro Fincantieri’s em Monfalcone, Itália, o Executive Chairman da MSC Cruises, Pierfrancesco Vago, e o Chief Executive Officer da Fincantieri, Giuseppe Bono, cortaram o primeiro aço deste novo navio.

Com lançamento previsto para a Primavera de 2021, o MSC Seashore, com 169.400 toneladas de arqueação bruta, “será o primeiro do seu género, enriquecendo ainda mais a Classe Seaside da MSC Cruzeiros com características vanguardistas que incluem um lounge adicional na popa, um MSC Yacht Club melhorado que cobrirá três decks na proa, restaurantes de especialidade na promenade do Deck 8 para refeições ao ar livre e mais próximas do mar, um maior número de banheiras de hidromassagem espalhadas pelo navio, 200 camarotes adicionais e muito mais espaços públicos”.

Mas, os navios Seaside EVO também estarão equipados com a mais moderna e avançada tecnologia ambiental, incluindo “um sistema de redução catalítica selectiva, tecnologia de limpeza de gazes de escapes, moderníssimos sistemas de gestão de resíduos e reciclagem, sistemas de tratamento de águas avançados e um vanguardista sistema de recuperação de energia e calor, assim como ainda mais tecnologias e medidas com o objectivo de melhorar eficiência energética”. 


Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises afirmou: “Com a Classe Seaside, apresentámos ao mercado um dos mais avançados protótipos de navios de cruzeiro de sempre – o quinto dos seis até à data – estabelecendo assim um padrão na indústria para ser seguido por outros. Hoje, apenas um ano depois do MSC Seaside ter sido inaugurado, elevamos este premiado conceito ao próximo nível, iniciando a construção de um navio ainda mais evoluído e rico. O MSC Seashore é um exemplo do nosso compromisso em trazer a mais inovadora e tecnologicamente avançada tonelagem para os mares, equipada com a melhor e mais avançada tecnologia ambiental marítima disponível.


Por seu lado, Giuseppe Bono, CEO da Fincantieri, declarou: “O design deste navio é o símbolo perfeito do que a Fincantieri se tornou e do que o Grupo representa hoje num mercado e sector industrial global tão exigentes. O MSC Seashore foi concebido para impressionar: em primeiro lugar a sua dimensão, que o tornará, sem qualquer sombra de dúvida, o maior navio alguma vez construído em Itália, permitindo-nos elevar também os níveis de gestão, principalmente tratando-se de um nível tecnológico tão alto. Este navio é um protótipo que desenvolvemos com base numa plataforma única e de tão grande sucesso como o Seaside provou ser”. Bono concluiu depois: “Acima de tudo, estamos muito orgulhosos por contribuir para o crescimento da MSC Cruzeiros, uma companhia que está a emergir como um dos maiores players do mercado”.


O evento de hoje é um novo marco num plano de investimento de 10 anos, sem precedentes na indústria, para 17 novos mega-navios com quatro deles actual e simultaneamente em construção. O MSC Seashore é o sétimo navio a ser construído sob este plano e será o 19.º que a MSC Cruzeiros construiu desde o seu início de actividade, em 2003. Para além disso, a entrada ao serviço do primeiro navio Seaside EVO levará a inovação na construção de navios para outro nível de excelência, como quando a introdução do protótipo original Seaside determinou critérios na indústria que outros tiveram de seguir.


O MSC Seashore é inspirado na visão que a MSC Cruzeiros tem para os cruzeiros em águas tépidas e tempo quente, num cenário único. Seguirá o arrojado e inovador design da Classe Seaside, com uma promenade em torno de todo o navio no Deck 8, oferecendo aos Viajantes uma miríade de escolhas para refeições e relaxamento ao ar-livre. O seu nome, muito como nos seus predecessores MSC Seaside and MSC Seaview, reflecte esta nova forma de desfrutar da sua experiência de cruzeiro – originalmente apresentado pela Classe Seaside da MSC Cruzeiros – ao aproximar os Viajantes do mar para que desfrutem de tudo isso enquanto estão a navegar.


Para além de oferecer mais espaço e uma experiência mais rica, os navios Seaside EVO terão dimensões maiores, ainda mais generosos espaços públicos, mais camarotes, um maior MSC Yacht Club e albergará um total de viajantes que pode chegar aos 5.632.

O MSC Seashore será seguido, apenas 18 meses depois, por um segundo navio Seaside EVO no Outono de 2022.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways