Henrique Sá Pessoa vai abrir novo restaurante em terras de Sua Magestade

por: António Manuel Teixeira
Henrique Sá Pessoa vai abrir novo restaurante em terras de Sua Magestade
Prazeres da Comida

A notícia foi avançada pelo próprio, revelando que o novo restaurante, terá abertura prevista para o final do ano e terá o nome de Joia.

Este projecto gastronómico resulta novamente de uma parceria com o grupo hoteleiro Art’otel, que também acaba de se intalar em Londres. Os dois projetcos vão fazer parte da Battersea Power Station, antiga fábrica termoelétrica da capital inglesa, abandonada há quase três décadas, que está a ser transformada num luxuoso complexo residencial, comercial e de lazer.

O convite para abrir o Joia surgiu na mesma altura em que a PPHE Hotel Group, que detém o Art’otel em Amesterdão, nos Países Baixos, e futuramente em Londres. “Contactaram-me para falar do Joia e, paralelamente, como o projeto ainda estava em fase de construção, desafiaram-me para abrir o Arca em Amesterdão, cujo espaço estava praticamente finalizado”, revela ao Observador.

Sinto-me honrado e com um grande sentido de responsabilidade. Londres não é uma cidade fácil e este é um projecto com bastante visibilidade, numa zona que está a ser totalmente reabilitada“, diz ao Observador Henrique Sá Pessoa, que 25 anos depois regressa a Londres, cidade em que iniciou a sua carreira em 1997, depois de concluir os estudos em cozinha nos Estados Unidos.

O complexo irá estender-se por três espaços distintos do futuro Art’otel: o 15.º andar vai receber o restaurante, o 14.º um bar e no rooftop ficará outro bar, que, com uma piscina infinita, tem previsão de abertura para a primavera de 2023. Todos os espaços têm vista para a Battersea Power Station, que na década de 70 foi capa do álbum “Animals” dos Pink Floyd, sendo local para a futura casa de artistas como Sting ou Harry Styles. Também a Apple, em Londres, vai ter a sua sede aqui.

Quanto ao menu, vai centrar-se nos sabores da Península Ibérica, mas sobretudo de Portugal. Ainda que o Joia vá buscar inspiração ao "Tapisco", projecto gastronómico em Lisboa, dircecionado para petiscos Ibéricos, o chef explica ao jornal on-line que o novo restaurante está mais próximo de ser uma espécie de “irmão-primo-afiliado do Arca”, espaço que abriu portas em parceria com o mesmo grupo hoteleiro, na mediática cidade de Amesterdão, nos Países Baixos. “Apesar de o conceito não ser o mesmo, vai ter semelhanças. Vamos ter pratos iguais num sitio e no outro”, revela, destacando o bacalhau à Brás, a caldeirada ou a massada de peixe. “[Os projectos] não são totalmente independentes, mas são distintos, porque os hotéis e localizações também são diferentes”.

Henrique Sá Pessoa afirma ao Observador: "não é um restaurante de luxo, não é um fine dining, mas é um espaço com 'requinte', inserido naquele que poderá ser o próximo grande 'hot spot' da capital inglesa".

Para o galardoado com duas estrelas Michelin, "a cozinha portuguesa ainda não está muito enraizada em Londres, ainda que o Nuno Mendes esteja a fazer um trabalho fantástico”, diz, referindo-se ao projecto Lisboeta. “Fico orgulhoso por começarmos a ter portugueses, como eu, como o Zé [José Avillez] e como o Nuno Mendes,  a abrir portas para que os portugueses possam deixar a sua marca fora do país”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade