Comissão Europeia lança App que planeia viagens seguras e saudáveis na Europa

por: Zita Ferreira Braga
Comissão Europeia lança App que planeia viagens seguras e saudáveis na Europa
Divulgação

Uma vez que o corona vírus se espalha de forma acelerada na Europa, governos adoptam medidas que permitam travar a propagação do vírus.



Com o objectivo de tentar entender que caminho seguir, segundo a situação que se verifique em cada país, a Comissão Europeia lançou agora uma app.

Esta app permite conhecer a situação pandémica na União Europeia e “clarificar os utilizadores sobre os requisitos de testes e de quarentena em vigor nos diferentes Estados-membros”.

Deste modo e em comunicado o executivo comunitário refere que a aplicação Re-open EU (Reabrir UE) procura ajudar os cidadãos europeus a “planear viagens na Europa” de maneira “segura e saudável” ao fornecendo “informação exaustiva e actualizada sobre a situação sanitária, a segurança e as medidas de viagem em todos os Estados-membros da União Europeia (UE)”.

Os utilizadores [da aplicação] são informados sobre as medidas de quarentena nacionais em tempo real, sobre os requisitos de testes e as aplicações nacionais disponíveis de aviso e rastreio de contactos”, refere ainda o documento.


Baseada em dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) e dos Estados-membros, o executivo comunitário realça que a aplicação é “actualizada frequentemente” e está disponível nas 24 línguas da UE.


Nesse âmbito, o executivo comunitário prevê que a aplicação ajudará os cidadãos a “avaliar a situação em cada país europeu” e a perceber o que os espera em termos de “medidas, formulários de localização de passageiros, quarentenas e requisitos de testes”.


Com a utilização desta aplicação a Comissão prevê reproduzir o sucesso do ‘website’ Re-open EU, lançado em Junho, e que, de acordo com o executivo comunitário, ajudou “mais de sete milhões de pessoas a planearem com confiança as suas viagens de verão e reencontrarem-se com a sua família e amigos”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways