Donald Trump proíbe entrada nos EUA de quem venha do Brasil

por: António Manuel Teixeira
Donald Trump proíbe entrada nos EUA de quem venha do Brasil
Chidanand Rajghatta

O Presidente dos Estados Unidos da América decretou a proibição de todos os cidadãos que tenham estado nos últimos 14 dias no Brasil, devido ao coronavirus.

 

Donald Trump afirmou "determinei que é do interesse do país tomar medidas para restringir e suspender a entrada nos EUA, como imigrantes ou não imigrantes, de todos os estrangeiros que estiveram fisicamente presentes no Brasil durante o período de 14 dias que precedeu a sua entrada ou tentativa de entrada" no país.

Esta decisão foi decretada com a decisão de limitar a propagação do novo coronavírus quando os números nos Estados Unidos começam a abrandar, uma vez que o Brasil é agora um dos maiores focos mundiais da pandemia, sendo já o segundo país com maior número de casos -- mais de 347 mil -- e pelo menos 22.013 óbitos oficialmente confirmados.

O porta-voz da Casa Branca informou que "a acção de hoje ajudará a garantir que os estrangeiros que estiveram no Brasil não se tornem uma fonte adicional de infecções no nosso país", Kayleigh McEnany, sublinhou, porém, que "estas novas restrições não se aplicam ao fluxo de comércio entre os EUA e o Brasil".

O anúncio oficial veio confirmar a vontade manifestada nas últimas horas pelo conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Robert O'Brien, que vincou que os EUA iriam "tomar todas as medidas necessárias para proteger o povo norte-americano", numa altura em que o país já regista perto de 100 mil mortes associadas à covid-19.

Os Estados Unidos, que são o país com mais mortos (97.087) e mais casos de infecção confirmados (mais de 1,6 milhões), suspenderam os voos provenientes da China, da maior parte dos países da União Europeia e do Reino Unido, à medida que a pandemia ia alastrando.

O Brasil, com mais de 22 mil mortos e 347 mil casos, é o segundo país do mundo em número de infecções, enquanto a Rússia, que contabiliza 3.388 mortos, é o terceiro, com mais de 335 mil.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade