Madeira: turistas revelam preocupação o com a segurança sanitária

por: Zita Ferreira Braga

COVID-19 parou o turismo a nível Mundial e segurança é a palavra de ordem neste regresso.

A Bloom Consulting publicou um estudo revelando “que o medo é a maior ameaça ao turismo, uma vez que sair de casa é visto como risco de vir a ser contaminado pelo vírus”.

Trata-se de um inquérito realizado, em 47 paises, junto de quatro mil pessoas com mais de 18 anos, sobre o impacto do Covid-19 na indústria turística.

Como resultado deste inquérito 64% dos inquiridos afirmaram não se sentir “com vontade de viajar devido a um sentimento de insegurança”.

Por outro lado o referido estudo “revela ainda alterações às preferências, uma vez que 70% da amostra assume a escolha de um destino diferente devido a esta crise”.

A nível regional, o inquérito feito pela Associação de Promoção da Madeira, entre 29 de Abril e 06 de Maio, que avaliou o potencial do turismo interno na Região Autónoma da Madeira, revelou que a higiene e a escolha por destinos que souberam lidar com a crise do Covid-19, estão agora entre as preferências dos madeirenses.

No topo dessas prioridades, 18,9% dos inquiridos passou “a valorizar destinos que ofereçam programas de higienização, enquanto 15% apontam para uma valorização a destinos que melhor geriram a situação do vírus”.

Este inquérito, que teve sobretudo como objectivo recolher informação entre os madeirenses, “para o novo posicionamento da Marca Madeira”, diz-nos também que 7,3% dos inquiridos recomendam posicionar a Madeira como destino seguro.

Também o sector turístico na região reconhece a importância da segurança sanitária.
De acordo com um inquérito levado este mês a cabo pela Direção Regional de Turismo, a 163 alojamentos turísticos, “75% classifica a Certificação Internacional de boas práticas na gestão de riscos biológicos na RAM como relevante ou muito relevante para a sua actividade”.


Nuno Vale, director executivo da APM afirma que “todos estes resultados demonstram que existe uma preocupação generalizada pela imagem de segurança do destino, do público em geral residente na região aos empresários do turismo, e é esta preocupação que será um trunfo da região ao posicionar-se internacionalmente como destino seguro.”


Uma grande diversidade de empresas já começou a manifestar o seu interesse na implementação da certificação internacional de boas práticas na gestão de riscos biológicos, desde os empreendimentos turísticos como os hotéis do Grupo Pestana e do Grupo Porto Bay, às empresas de alojamento local e de turismo rural, como sejam as casas da Levada e as casas da Vereda ou empresas de animação turística como a Rota dos Cetáceos. Assim como o Restaurante Sabores do Curral, na área da restauração.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways