Mercados de Navarra e Pais Basco na mira do Turismo Porto e Norte

por: Zita Ferreira Braga

O Turismo do Porto e Norte de Portugal investe nos mercados  de Navarra e do País Basco participando na NAVARTUR – 15ª Feira Internacional de Turismo de Navarra, que decorreu em Pamplona (Espanha), neste fim de semana.


Trata-se de uma presença que tem como objectivo “uma promoção integrada da região”, destacando particularmente os subdestinos Porto, Minho, Douro e Trás-os-Montes.

“A NAVARTUR é uma importante feira direcionada para Navarra e o País Basco, um mercado potencial muito interessante para nós, tendo em conta o elevado poder de compra que o caracteriza”, refere Luís Pedro Martins, presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP).  E prossegue acrescentando “É, igualmente, a exemplo do que estamos a fazer com as regiões da Galiza e de Castela e Leão, uma oportunidade para potenciar um trabalho que está em curso”.

Em 2019, refere, “a NAVARTUR ultrapassou os 41 mil visitantes e teve uma participação de 610 expositores distribuídos por 7350 metros quadrados de superfície total de exposição”, o que é revelador da dimensão daquele certame.


Aproveitando esta presença, a TPNP, e o Município de Matosinhos, participaram, igualmente no 3º Congresso Internacional de Turismo Gastronómico, FoodTrex Navarra 2020, organizado pela NAVARTUR em colaboração com a World Food Travel Association e com o apoio do governo de Navarra.


O programa desta terceira edição do FoodTrex Navarra focava-se essencialmente na comercialização do “turismo gastronómico e seus actores, tendo como evento central um Encontro B2B especializado.

A participação do Turismo do Porto e Norte de Portugal nesta bolsa de contactos tem uma relevância especial, visto potenciar uma troca de experiências que pode ser muito profícua, com partilha de boas práticas empresariais e novos métodos de gestão”, sacentuou o dirigente Luís Pedro Martins.


Para o presidente da TPNP, “este tipo de ações favorece novos negócios e parcerias, ao mesmo tempo que cria importantes sinergias e pontes de diálogo entre o turismo e o sector empresarial”.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade