São Petersburgo, a Veneza do Norte, aguarda e espera a sua visita

por: Zita Ferreira Braga

Foi este convite que foi transmitido no dia de ontem da parte de operadores turísticos, hotéis e organismos oficiais de Turismo de São Petersburgo num encontro que reuniu agências de viagem portuguesas e outros convidados.


São Petersburgo é uma cidade portuária russa situada às margens do Mar Báltico.

Fundada em 1703 por Pedro, o Grande, foi capital imperial por dois séculos,. São Petersburgo continua sendo o centro cultural da Rússia, com locais como o ultramoderno Teatro Mariinski, com ópera e dança, e o Museu Russo, que expõe a arte russa, desde pinturas de ícones ortodoxos até obras de Kandinsky.

São Petersburgo é  considerada um dos maiores centros económicos, culturais e científicos da Rússia, Europa e do mundo.

Tem espectaculares conjuntos arquitectónicos, palácios magníficos, parques esplêndidos e museus únicos que atraem turistas de todo o mundo, sentindo-se o ambiente da “Veneza do Norte”.

A cidade de São Pedro foi fundada pelo imperador Pedro, o Grande em 1703 com a intenção de convertê-la na "janela da Rússia para o mundo ocidental". A cidade é uma combinação de culturas e tradições da Rússia e Europa.

São Petersburgo tem vários nomes não-oficiais, tais como: a Capital do Norte, a Veneza do Norte, a Palmira do Norte, a cidade de Pedro, a cidade das noites brancas, a cidade sob o rio Neva, Peter. Mas o nome mais frequente é “a Capital Cultural”. Apesar de ser uma cidade relativamente jovem, já conquistou tornar-se um verdadeiro tesouro da cultura mundial. O primeiro museu público do país e o primeiro monumento foram inaugurados em São Petersburgo. Existem ao todo 250 museus .

Ao longo de três séculos muitos eventos importantes sucederam em São Petersburgo: as reformas, os golpes de estado, as intrigas, as importantes descobertas científicas. Sem dúvida, São Petersburgo é uma cidade com destino e ambiente únicos, o que a torna impossível de passar despercebida.

Hoteis como o Azimut de São Petersburgo, o Ambassador, o Radisson Sonya apresentaram as suas propostas.

Operadores Turísticos como ToRussia, Ladya e outros deram conta dos projectos e objectivos do seu trabalho na promoção de uma cidade que a “mais bela do mundo” como afirmou um dos responsáveis de Turismo presentes.

Muito mais se poderia dizer sobre o mundo que foi apresentado na manhã de ontem sobre uma cidade, que sofreu uma destruição quase total, num cerco que durou meses a que resistiu heroicamente na segunda guerra mundial. Leninegrado resistiu a um ataque virulento das tropas de Hitler mas conseguiu aguentar-se sem capitular.

É hoje uma cidade fabulosa, onde a Cultura, a Arte, e a Liberdade imperam, vigiadas de perto pelos monumentos que contam a história gloriosa de um povo que manteve as tradições, sempre de olhos postos no futuro.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways