Belmonte será palco da “Festa das Luzes”o último evento “12 em rede/ Aldeias em Festa”

por: Zita Ferreira Braga

A 07, 08 e 09 de Dezembro, ruas e monumentos, iluminados da Aldeia Histórica de Belmonte recebem o ultimo evento do ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa”.

 

Conhecida como a vila portuguesa onde se fixou a maior comunidade judaica no país, aldeia natal do navegador Pedro Álvares Cabral, Belmonte é um lugar “de inestimável valor histórico para o nosso país, tais são as estórias que guardam os seus monumentos, muralhas e ruas de beleza ímpar”.

Deste modo e para acolher o último evento do ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa”, nos dias 07, 08 e 09 de Dezembro, a Aldeia Histórica de Belmonte ilumina-se para dar vida à “Festa das Luzes”.

Todos os recantos e lugares de Belmonte estarão iluminados, “num impressionante espectáculo de luz e cor que celebra a singularidade e aura de mistério que envolvem esta aldeia histórica”.
É em Belmonte que encontramos a Torre de Centum Cellas, “um monumento romano sem igual em todo o mundo, cuja funcionalidade tem dado lugar a diversas interpretações, ao longo dos anos, por diversos investigadores, sem reunir consenso”.


Deste modo e com a “Festa das Luzes”, entre 07 e 09 de Dezembro, “a Aldeia Histórica de Belmonte vai viver momentos de grande animação”.

Pode optar por percursos fotográficos, passeios micológicos, concertos, showcooking, caminhadas, sessões de cinema e espectáculos comunitários de luz, transformarão estes primeiros dias do último mês do ano num espectáculo e numa aventura sem dúvida diferente.

Independentemente desta aventura inédita, quem visita Belmonte neste período terá também a oportunidade de conhecer, “em todo o seu esplendor, esta Aldeia Histórica e as suas origens, assim como as suas gentes, que também participarão nos vários momentos da festa”.

Serão três dias fascinantes na Aldeia Histórica de Belmonte, que encerram o “ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa”, que durante o ano leva cultura e animação às Aldeias Históricas de Portugal”.

E para aproveitar ao máximo estes dias, a Associação de Desenvolvimento Turístico das Aldeias Históricas de Portugal propõe pacotes especiais de alojamento e refeições, com preços agradáveis.

O ciclo “12 em rede | Aldeias em Festa” está a terminar, mas aguardam-se novidades para 2019 nas Aldeias Históricas de Portugal, o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação Biosphere Destination.

O evento “Festa das Luzes” na Aldeia Histórica de Belmonte é de entrada gratuita, havendo actividades sujeitas a inscrição até ao dia 05 de Dezembro, pelo email cultura@cm-belmonte.pt.


Sobre as Aldeias Históricas de PortugalPerdidas entre montes e vales da verdejante paisagem do interior de Portugal, repletas de lendas e castelos, sabores e tradições, há 12 singelas aldeias onde apetece perdermo-nos, para nunca mais nos encontrarmos. Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso: as Aldeias Históricas de Portugal, um destino que são 12, são paraísos escondidos que nos levam numa viagem ao tempo de reis e rainhas, épicas e infinitas batalhas que escreveram a História como a conhecemos hoje.
Viajar até às Aldeias Históricas de Portugal é, assim, descobrir a História de um país de temerários conquistadores, através das pedras das suas calçadas e das suas frondosas muralhas e castelos, orgulhosa e imponentemente erguidos.

As Aldeias Históricas de Portugal são o primeiro destino em rede – à escala mundial –, e o primeiro destino nacional a receber a certificação BIOSPHERE DESTINATION.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade