Algarve regista acentuado crescimento turístico em Abril

por: Zita Ferreira Braga

Algarve registou um crescimento acentuado da actividade turística em Abril, com base na forte forte procura do destino pelo mercado interno, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 


Segundo os dados daquela entidade, em Abril, as dormidas de residentes na região aumentaram 34,1%, para 364 mil dormidas, e as de não residentes aumentaram 9,3%, correspondendo a 1,42 milhões de pernoitas.
O INE explica que estes resultados foram influenciados pelo efeito do período de férias associado à Páscoa, que este ano ocorreu em meados de Abril.


De Janeiro a Abril, registou-se um crescimento homólogo de 5,2% nas dormidas totais, para um total de 4,17 milhões, com contributos positivos tanto dos residentes (+12,2%), como de não residentes (+3,8%).
Do mesmo modo nos primeiros quatro meses do ano, o alojamento turístico algarvio registou um milhão de hóspedes (+10,3%) e 181,6 milhões de euros de proveitos totais (+11,3%).

Dados da ANA – Aeroportos de Portugal indicam que no primeiro quadrimestre do ano o aeroporto de Faro cresceu 11,2%, para 1,88 milhões de passageiros.

Entre Janeiro e Abril, Faro movimentou 855 mil passageiros do Reino Unido (+10,5%), o que consolida a posição de principal emissor de turistas para o Algarve, seguido da Alemanha, com 241,6 mil (+17,5%), e da França, com 175,8 mil (+15,9%).


AHETA, a principal associação de hotelaria do Algarve assinalou uma taxa de ocupação global média por quarto de 68,4% em Abril, 12,1% acima do valor verificado em 2018.

 Segundo a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), os mercados que mais contribuíram para a subida verificada foram o espanhol, o português e o britânico.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade