Foram retomadas as viagens turísticas no comboio Miradouro

por: António Manuel Teixeira

O comboio histórico conhecido como Miradouro, que foi suspenso em 2019, já reabriu para "assegurar todas as ligações inter-regionais que circulam entre o Porto e o Pocinho".

A CP - Comboios de Portugal referiu em comunicado citado pela Lusa, que "o comboio Miradouro passa a assegurar todas as ligações inter-regionais que circulam entre o Porto e o Pocinho, um dos trajectos ferroviários mais emblemáticos" de Portugal. Reaberto hoje (12/7), "passa a assegurar todas as ligações inter-regionais que circulam entre o Porto e o Pocinho, um dos trajectos ferroviários mais emblemáticos da nossa rede".

Em causa está um comboio histórico cujos percursos foram suspensos em 2019, altura em que a CP justificou a paragem alegando falta de rentabilidade.

A 04 de Abril de 2019, a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) classificou como "escandaloso" o fim deste comboio turístico e anunciou ter pedido reuniões urgentes à CP e ao Ministério das Infraestruturas.

Uma semana depois, o então presidente da empresa ferroviária referiu que os comboios turísticos no Douro e no Vouga não iriam acabar, justificando o reajustamento em função da taxa de ocupação e da rendibilidade do produto.

Carlos Nogueira tinha afirmado que "temos números de taxas de ocupação e do número de passageiros transportados. Há uma queda acentuada de 2017 para 2018. Em 18, caiu. Em função desse comportamento da procura, houve necessidade de reajustar o modelo. O que é que fizemos? Mantivemos a oferta, quer no Vouga, quer no Douro, todos os sábados, no período que vai de Junho a Outubro".

Recentemente, em 03 de Junho, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, acompanhado do secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, fez uma viagem no comboio Miradouro, entre o Porto e a Régua, onde foi feita a apresentação das primeiras carruagens Schindler que entram ao serviço da CP na Linha do Douro.

A composição do Miradouro é formada por locomotiva e pelas carruagens Schindler, produzidas na década de 40 pela fabricante suíça com este nome.

Horrios do Comboio Miradouro b3cc5

Na sua nota, a CP acrescenta que estas carruagens "beneficiam de um grande espaço interior, de janelas amplas e panorâmicas", o que proporciona aos clientes uma forma de "melhor contemplar, ao longo do trajecto, as paisagens do Douro vinhateiro".

Este é um comboio que assegurou o serviço de transporte na Linha do Douro, entre 1949 e 1977.

Mídia

Fernando Liberato
Fazer descarga de anexos:

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade