“Uva by Cálem”um espaço onde se combinam vinhos e sabores portugueses

“Uva by Cálem” um restaurante onde à beira rio se juntam aos sabores portugueses os vinhos do grupo Sogevinus.

 


A pratos e petiscos com a assinatura do chef António Vieira juntam-se os vinhos do grupo Sogevinus tendo como pano de fundo “um cenário inigualável sobre a Ribeira do Porto”, prometendo colocar este espaço num dos mais procurados da Ribeira do Porto.


Degustar vinhos de qualidade e sabores tipicamente portugueses, numa localização privilegiada à beira-rio, tendo o Porto e o rio Douro como cenário. A mais recente proposta da Cálem que acaba de inaugurar, mesmo em frente às suas caves, o novo restaurante UVA by Cálem é muito simplesmente “degustar vinhos de qualidade e sabores tipicamente portugueses, numa localização privilegiada à beira-rio, tendo o Porto e o rio Douro como cenário.”

O Uva by Cálem é o resultado de uma parceria com o conhecido chef António Vieira e “tem como objectivo associar uma carta composta por petiscos e pratos inspirados na gastronomia nacional ao vasto portefólio de vinhos – DOC Douro e Portos - da Sogevinus, o grupo que para além da Cálem integra outras conhecidas marcas como a Kopke, a Burmester e a Barros.”

Deste modo a Cálem pretende prolongar “o leque de experiências que oferece nas suas caves, juntando às visitas ao museu interactivo, às provas de vinhos e ao espectáculo de fado,” mais uma hipótese para saborear uma gama de vinhos de qualidade, bem como uma seleção variada de propostas que “privilegiam os sabores e os produtos portugueses.”

A carta é diversificada e conjuga sugestões de petiscos para partilhar, saladas e outros pratos ligeiros – ideais para saborear na esplanada –, a par de várias opções de pratos de peixe, carne ou marisco, onde se destacam o bacalhau assado com broa e tapenade de azeitona ou o costeletão de novilho maturado. Para o final da refeição, estão reservadas, entre outras, algumas propostas tradicionais como o pudim Abade de Priscos ou o leite-creme queimado ou ainda os gelados artesanais, confecionados pelo próprio chef António Vieira, entre os quais é possível encontrar o surpreendente gelado de vinho do Porto Cálem.

Ambiente acolhedor, luz natural, o UVA by Cálem não pretende chegar apenas aos turistas que visitam as caves mas também aos portuenses, para quem o nome e a gastronomia do chef António Vieira já são familiares.

Para além da reconhecida qualidade das suas criações, o convite a este chef surgiu de forma natural, uma vez que é parceiro da Sogevinus, desde 2018, altura em que assumiu o catering de todos os espaços do grupo. Ao projecto de design de interiores assinado por Paulo Lobo junta-se o elemento-chave do restaurante: como pano de fundo a Ribeira do Porto, que pode ser admirada tanto no espaço interior como na esplanada.


Ainda a funcionar em regime de soft opening, o UVA by Cálem está aberto durante todo o dia, assumindo-se como um espaço de eleição para partilhar bons momentos com família e amigos, onde é possível saborear deliciosas propostas na companhia de vinhos de referência.


A celebrar 160 anos de história, a Cálem é uma das marcas de vinho com maior notoriedade em Portugal. Do seu património fazem parte as caves de vinho do Porto mais visitadas do mundo, por onde passam anualmente cerca de 300 mil pessoas. Assumindo-se como a chancela deste restaurante, a Casa Cálem transporta assim para este novo projeto o legado de qualidade e distinção que caracteriza a marca.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade