Nozes e Areias de Cascais: candidatas a Maravilhas Doces de Portugal

A partir de hoje 27 de Junho, e nos meses de Julho e Agosto pode votar nas “Areias e Nozes de Cascais” para as eleger como maravilhas Doces de Portugal

A votação decorrerá  em directo, durante 20 programas que serão exibidos pela RTP, sendo apurado um doce pré-finalista em cada um desses programas
A finalíssima decorrerá a 07 de Setembro de 2019, com transmissão pela RTP1 a seguir ao telejornal.

Depois de selecionados por “um painel de especialistas constituído por 140 personalidades,” sete de cada distrito e regiões autónomas, os doces de Cascais integram a lista final de 140 doces nomeados a partir de 907 candidaturas de todo o país.

Trata-se de uma seleção difícil que, segundo Luís Segadães, presidente das “7 Maravilhas” ajuda a conhecer o país: “Se existisse uma pastelaria ou confeitaria em Portugal dedicada a confecionar a doçaria portuguesa mais representativa, de maior qualidade e com os sabores que fazem as nossas memórias ou que inovam com produtos da terra, seriam estes 140 doces que encontraríamos nas suas montras”, assegura.

 “As Areias e Nozes de Cascais, doces característicos da zona e muito procurados localmente precisam, agora, do apoio do público, a quem se pede uma forte participação.
 “Cascais tem cerca de 210 mil habitantes e milhares de embaixadores. Bastará uma chamada de cada um para fazer a diferença.”

Para votar nas Areias de Cascais deve ligar-se 760 107 120
Para votar nas Nozes de Cascais deve ligar-se 760 107 123 (As chamadas têm o custo de 0,60€ + IVA)


Os 140 doces vão estar a votação por parte do público em 20 programas a emitir em directo pela RTP durante o dia nos meses de Julho e Agosto.

De cada programa na RTP sai um pré-finalista que passa às semifinais.

Nesta edição há pela primeira vez um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela fase da repescagem de oito candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas.

Os 28 pré-finalistas são divididos por sorteio pelas duas semifinais, nos dias 24 e 31 de Agosto, dois programas em directo na RTP1, transmitidos em horário nobre.

Em cada semifinal são apurados os sete doces, aqueles que tenham mais votos contabilizados. Nesta fase os sete elementos do Grande Júri assumem grande preponderância, comentando e provando os Doces.

A Gala Finalíssima decorre a 07 de Setembro de 2019 e será transmitida pela RTP1, em horário nobre.
Dos 14 finalistas apurados vão ser eleitos sete doces pelos portugueses como “7 Maravilhas de Portugal.”


Durante os programas haverá ainda “um concurso dentro do concurso”. Fruto de uma parceria com o Turismo de Portugal, a lista de 140 doces vai servir de inspiração aos jovens candidatos à profissão de pasteleiro para a criar um doce, com sete camadas, os sete sabores mais representativos de Portugal.
Uma forma de “estimular a criatividade e o gosto dos jovens cozinheiros por esta área, cada vez mais criativa e desafiante em Portugal”, acrescenta Luís Segadães.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade