Dia Nacional da Gastronomia celebra a sua quarta edição em Viseu

Depois de Lisboa, Vila Nova de Gaia e Aveiro, a quarta edição do “Dia Nacional da Gastronomia” terá lugar em Viseu.


A apresentação da celebração, que teve lugar no Solar do Vinho do Dão, esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Viseu, Almeida Henriques.

 A presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro e Paulo Amado, responsável pelas Edições do Gosto, empresa produtora do evento, divulgaram as ações que vão animar Viseu nos dias 08 e 09 de Junho.
Nesta apresentação estiveram também presentes, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, e o representante do Turismo de Portugal, Paulo Morais.

Nos dias 08 e 09 de Junho, o Solar do Vinho do Dão será palco da demonstração dos sabores e saberes de Portugal à mesa.

Várias exposições, viagens gastronómicas e ainda um jantar solidário, que reunirá os melhores profissionais do sector da restauração e hotelaria, que apresentarão certamente o que de melhor se faz na gastronomia portuguesa.

Olga Cavaleiro, dirigente das Confrarias Gastronómicas lembrou a importância deste dia que foi defendido na Assembleia da República no intuito de celebrar a “diversidade, a colectividade e as pontes do Minho ao Algarve e nos arquipélagos” no âmbito da gastronomia.” Criar valor, acrescentar e, sobretudo, criar raízes para fora do dia e fazermos o movimento do Dia Nacional da Gastronomia, 365 dias por ano”, sublinhou.

Os galardões do Troféu Portugal, disputado por cinco chefs e o concurso Jovem Talento da Gastronomia são dois importantes eventos que se juntam ao Dia Nacional da Gastronomia.

Também as confrarias presentes colaboram no evento apresentando mostras das iguarias nacionais, tertúlias em torno da gastronomia e as dar a conhecer muitas das tradicionais receitas regionais de Portugal.

Para celebrar esta efeméride haverá em 34 museus a nível nacional, de norte a sul e ilhas da Madeira e Açores, apontamentos relacionados a gastronomia, nomeadamente o Museu Calouste Gulbenkian, que terá em exposição uma peça que vai levar as pessoas a perceberem a importância da nossa gastronomia.


A Cidade Anfitriã é Viseu e são Parceiros do Dia Nacional da Gastronomia em 2019, o Clube de Produtores Continente, o Turismo do Centro e o Turismo de Portugal. O evento conta com o Patrocínio do Arroz Bom Sucesso, Brasmar, Gresilva, ICEL e com os apoios da AHRESP, ProChef, Sevenair e TEKA.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade