TikTok assume cada vez mais importância no Marketing Turístico

por: Tomás Ribeiro da Silva

O TikTok tem vindo a tornar-se numa das redes sociais mais conhecidas do mundo e agora o marketing turístico ganha destaque com as viagens, um dos cinco temas mais falados na aplicação.

Ao longo da europa mais de 100 milhões de pessoas usam a aplicação. Os profissionais de turismo têm vindo a descobrir um mercado promissor, pois encontram uma nova forma de se dirigirem aos clientes. A TikTok Business lançou uma campanha que propõe uma nova forma de comunicar marcas, mas como também as empresas.

Segundo um estudo realizado em 2021, mais de 77% dos utilizadores da aplicação, sentem-se motivados a visitar um destino turístico ou a comprar um produto relaccionado com viagens devido a conteúdo que viram em Tiktoks, sendo que 49% desses utilizadores chegam mesmo a reservar uma viagem ou a comprar um produto específico.

A rede social é diferente da maioria dos seus concorrentes devido ao seu formato variado. Com esta aplicação é permitido fazer vídeos entre 15 segundos e 1 minuto e com base na popularidade e interesses de cada utilizador, a plataforma selecciona os vídeos mais populares dos mesmos.

Existem 3 maneiras de utilizar o TikTok para fazer Marketing Turístico. Uma delas é criar um canal e ir publicando vídeos relevantes da empresa sobre o tipo de negócio turístico que desenvolve. Outra maneira é usando os influenciadores para ajudar a expandir o conteúdo das empresas para um público mais abrangente, sem necessariamente criar uma conta TikTok. A última opção é usar as ferramentas de marketing do Tiktok para fazer publicidade.

A aplicação permite os utilizadores obterem uma ampla visibilidade gratuita sem usar um grande orçamento de patrocínio. Um único vídeo pode influenciar as endas de grandes empresas e o comportamento de milhares de seguidores, sem ter de se investir em absolutamente nada. O que contribui para isso é os vídeos serem curtos e num espaço de poucas horas estarem espalhados pelo mundo. O 42% dos utilizadores rondam a faixa etária entre os 15 e 24 anos, um público-alvo de bastante interesse a agências de viagem e empresas de Marketing Turístico. Acredita se que com a evolução da aplicação, a faixa etária irá evoluir também o que fará com a aplicação atraia mais viajantes em busca de novos destinos.

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