Serão dotados de um financiamento total de 100 000 euros para apoiar e aumentar o seu desenvolvimento inicial.
Em junho de 2020, a World Tourism Organization (UNWTO) e a Sommet Education lançaram o Hospitality Challenge para identificar ideias e pessoas capazes de acelerar a recuperação do sector do turismo. Das 600 candidaturas, 30 finalistas receberam uma bolsa de estudo completa para diferentes programas de Hotelaria, Culinária e Arte de Pastelaria acolhidos por instituições de renome internacional da Sommet Education, como é o caso da Glion Institute of Higher Education, a Les Roches, e a École Ducasse.
Chartok, Searchef e Join F&B foram eleitos no Future of Tourism World Summit in Barcelona os três projectos empresariais mais inovadores.
Tal como afirma Sophie Flak, "Hoje estamos extremamente felizes por dar apoio financeiro a três novas ideias vindas de pessoas apaixonadas pela área, pois acreditamos que estes projectos se transformarão em empresas inovadoras e de valor social acrescentado para a indústria do Turismo e da Hotelaria".
Luz Alvarado Zaiz, estudante espanhol de mestrado em marketing e gestão de turismo de luxo, na Les Roches Marbella e Joan Sanz são os co-fundadores de Chartok, um software hoteleiro que visa a produtividade dos seus colaboradores a partir de qualquer lugar.
Jose Luis Egas, do Equador, estudante de MBA em Gestão Global de Hotelaria na Les Roches Crans-Montana imaginou o Searchef como um mercado virtual de experiências gastronómicas reais e digitais com chefs, cozinheiros, sommeliers, baristas e mixólogos com um serviço de classe mundial.
Roger Obeid, do Canadá, está a tira um mestrado em Hospitality Entrepreneurship and Innovation no Glion Institute of Higher Education. Com o projeto Join F&B, irá concentrar-se em fornecer ferramentas fáceis à indústria Hoteleira e F&B, de forma a incluir a minoria invisível como pessoas portadoras de deficiência, com especial atenção para os deficientes auditivos e os indivíduos com deficiência motora.
O Secretário-Geral da UNWTO, conclui: "Sem hotelaria, não há turismo. E sem educação, não podemos produzir uma nova geração de líderes e profissionais de turismo que recomecem e revitalizem o nosso sector. Felicito os três vencedores do Hospitality Challenge e estou ansioso por ver estes projectos inovadores ganharem escala".