Lisboa promove-se em seis mercados europeus

por: Zita Ferreira Braga

A Associação Turismo de Lisboa (ATL) está a promover uma comunicação mais intensiva do destino em seis mercados emissores europeus.



A Associação Turismo de Lisboa (ATL) promove uma comunicação mais intensiva do destino para seis mercados emissores europeus com o objectivo de “valorizar o mais possível a oferta turística e superar os efeitos provocados pela pandemia Covid-19”.

Este trabalho permitiu que nos últimos três meses, Lisboa tenha sido referenciada como destino turístico em cerca de 800 notícias. 

Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido, bem como a Rússia (que até ao início da pandemia estava a melhorar a sua performance) são os países onde foram contratadas agências para atuarem ao nível da divulgação de artigos, realização de visitas com jornalistas e influenciadores, parcerias com órgãos de comunicação social e operadores de viagens, pesquisa de oportunidades de divulgação e promoção do destino nesses mercados emissores.

Nos mercados onde é possível fazer viagens de avião (Lisboa depende do transporte aéreo para a chegada de 95% dos turistas estrangeiros), foram já organizadas cerca de 10 press trips que têm permitido continuar a referenciar a excelência turística do destino.


Durante os meses de verão, Lisboa implementou ainda a campanha “Encontrei Lisboa” no mercado espanhol, o que potenciou a captação de turistas do país vizinho. Até ao final do ano, vão ainda ser implementadas mais iniciativas de promoção externa com vista a manter Lisboa no top of mind dos consumidores internacionais.


“O mercado nacional não tem dimensão para substituir o mercado internacional e, perante a atual situação, estamos a envidar todos os esforços para resgatar o turismo. É essencial preservar o ecossistema empresarial que diferencia, dá prestígio e confere confiança e profissionalismo ao nosso sector. E isso só acontece se voltarmos a receber turistas estrangeiros”, refere Paula Oliveira, directora executiva da Associação Turismo de Lisboa.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade