Rio de Janeiro acolhe mais uma edição da Gastronomia Italiana

por: Zita Ferreira Braga

Settimana della Cucina Italiana nel Mondo volta ao Rio reunindo chefs premiados, cultura, arte e ainda o legado gastronómico de Leonardo Da Vinci

 

A verdadeira gastronomia italiana, talvez um dos grandes simbolos culturais do país, “está de malas prontas para o Rio”.

A Settimana della Cucina Italiana nel Mondo chega à sua quarta edição carioca este ano.. "O evento global promovido pelo Governo Italiano acontecerá entre os dias 19 e 30 de Novembro”.

O local escolhido será o Terrazzo Belvedere, no Centro do Rio, sede do Consulado Geral da Itália, que “abre as portas ao público e oferece imersão na gastronomia italiana.

A programação ultrapassará  as experiências gastronómicas, incluindo masterclasses, música, arte, cultura e a revelação do “legado de Da Vinci para a cozinha italiana.”

Conhecidos profissionais italianos, como os chefs Marco Béchaz (do restaurante Chalet Eden di la Thuile, região Val d’Aosta), Maurizio Barbara (Terrazza Miravalle, na Toscana) e a gelatiera Giorgia Proia (da sorveteria Casa Manfredi, em Roma) apresentam, ao longo de duas semanas, “criações culinárias representando diversas regiões e influências da cozinha italiana.”

Restaurantes italianos do Rio de Janeiro também integram a programação do evento, como Cipriani, Gero, Fasano al Mare e Grado. Todos representados pelos respectivos chefs Nello Cassese, Luigi Moressa, Nicola Fedeli e Nello Garaventa. Já a programação de palestras conta ainda com uma conferência sobre comida saudável e dieta mediterrânea.

O restaurante Cipriani, que ostenta uma estrela no guia Michelin, recebe, no dia 11 de Novembro, o lançamento do evento. Com menu elaborado pelo chef Nello Cassese, o jantar será harmonizado com vinhos de origem italiana (R$ 396 por pessoa). A cultura do paladar vai muito além da mesa

Organizado pelo Consulado Geral da Itália e a Accademia Italiana della Cucina em parceria com o Instituto Italiano de Cultura e a revista Comunità italiana, a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo tem como tema principal este ano a “Educação alimentar: a cultura do paladar”.


A partir da temática, a iniciativa visa valorizar e difundir a gastronomia italiana de qualidade no exterior, entendida como sinônimo de valores associados a uma alimentação saudável: qualidade, sustentabilidade, cultura, segurança alimentar, educação, identidade e território.

Aromática e reconhecida pelo sabor marcante, a trufa branca, encontrada na região de Alba, no Piemonte, será destaque durante o evento. “Teremos um jantar dedicado às preciosas trufas, com o premiado chef Marco Bechaz, à frente do restaurante Chalet Eden di la Thuile”, comenta o Cônsul Geral no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice.


Um cardápio de arte, música e o legado gastronómico de Leonardo Da Vinci


A edição 2019 do evento terá como destaque também a mostra do artista Zé Dassilva, show de jazz com Enzo Favata, além das degustações e atividades sobre o legado gastronômico de Leonardo Da Vinci. Um talento pouco conhecido de um dos maiores personagens da história da humanidade será revelado ao público brasileiro pela primeira vez. Além das inúmeras contribuições para os campos da arte e ciências, Da Vinci deixou registradas diversas receitas, que inspiraram criações do chef Maurizio Barbara e serão apresentadas no evento.


A rica programação da Semana da Cozinha Italiana no Mundo inclui ainda Masterclasses, Cooking shows, palestras e o tradicional Happy hour all’italiana. Com menu e serviço do restaurante Coltivi (do sócio italiano Piero Zolin, do chef paulista Meguru Baba e do empresário americano Guilherme Fonseca), a Semana também oferece almoços abertos ao público, com pré-venda, a partir do dia 19, no Terraço Belvedere.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways