Parque da Pena em Sintra reabre após eliminação das vespas

por: Zita Ferreira Braga

A zona ocidental do Parque da Pena, em Sintra, reabriu ao público, nesta quarta-feira, depois do encerramento  devido ao aparecimento de um ninho de vespas asiáticas.

 


Parque da Pena em Sintra reabre após eliminação das vespas

"A operação foi concluída com sucesso. O parque reabre quarta-feira com o seu funcionamento normal", refere uma nota da Proteção Civil de Sintra, enviada à agência Lusa.

De acordo com a mesma nota terá sido " injectado insecticida no ninho" e que "durante os próximos dois dias este vai ficar no local porque funciona como armadilha para eliminar outras vespas que possam pertencer a esta colmeia".

A parte ocidental do Parque da Pena, onde se situa o Chalet da Condessa d'Edla, foi encerrado ao público na segunda-feira, depois de ter sido encontrado um ninho de vespas asiáticas, segundo foi explicado então à Lusa fonte da empresa que gere aquele espaço.


“Na época da primavera, as vespas asiáticas constroem ninhos de grandes dimensões, preferencialmente em pontos altos e isolados, sendo os principais efeitos da presença desta espécie sentidos na apicultura - por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas - e na saúde pública
.”


Não sendo mais agressivas do que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados, as vespas asiáticas reagem de modo bastante agressivo e podem fazer perseguições até algumas centenas de metros.

A destruição dos ninhos deve ser feita com equipamento de proteção e seguindo as orientações constantes no plano de ação, nunca se devendo usar armas de fogo (de caça), mesmo no caso de difícil acesso aos ninhos, pois este método só provoca a destruição parcial do ninho e contribui para a dispersão e disseminação da vespa asiática e constituição de novos ninhos.


Na ausência ou perda da rainha, esta espécie tem a capacidade de as obreiras se transformarem em fêmeas fundadoras e construírem novos ninhos.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways