Primeira Quinzena Gastronómica do Carapau, a gastronomia em Torres Vedras e Lourinhã

por: Zita Ferreira Braga

A primeira Quinzena Gastronómica do Carapau do ecoMAR, uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Costeiro ECOCOAST e do Grupo de Ação Local ecoMAR, tem início marcado para 15 de Junho decorrendo nos estabelecimentos aderentes até 30 de Junho

 

Esta Quinzena Gastronómica do Carapau do ecoMAR tem como objectivo “sensibilizar o público em geral para o consumo do carapau, uma espécie abundante na costa dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã,” revelando grande qualidade e sobretudo elevado valor nutritivo.

Esta iniciativa integra uma campanha nacional intitulada “Carapau é boa onda!” levada a cabo pela DOCAPESCA, que é também parceira da quinzena.

Com esta campanha pretende-se promover o carapau “como sendo um peixe saudável, saboroso, que pode ser confecionado de diversas formas.”

O carapau é, ainda, um peixe com um custo razoável e que pode ser consumido sem medos de quebra do stock.

 Segundo a DOCAPESCA o carapau pode ser considerado um “verdadeiro peixe português, porque representa o que o nosso país tem de melhor: o mar, a genuinidade, a tradição, os sabores intensos, os bons momentos à mesa e a popularidade”.

Por outro lado esta quinzena dedicada ao “carapau pode traduzir-se numa mais-valia para o território dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã,”, uma vez que permite a promoção do tecido empresarial local e as empresas.

Acresce ainda a valorização de uma espécie que não se encontra em risco, nem com quotas à sua captura e que tem diversos benefícios associados ao seu consumo.


A 1.ª Quinzena Gastronómica do Carapau irá decorrer em 17 restaurantes dos concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã, devidamente identificados, onde o consumidor encontrará sempre um prato, de cariz tradicional ou com uma abordagem contemporânea, dedicado ao carapau. O evento conta ainda com o apoio dos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã, e da plataforma online Zomato, que proporcionará uma “coleção” específica dedicada ao evento, quer na sua aplicação (app) quer no seu site.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways