SHotels lança projecto pioneiro na restauração e hotelaria em Portugal

por: Zita Ferreira Braga

A Escola by The Artist acaba de abrir portas com conceito renovado: à mesa, cada Cliente é um formador que participa nas aulas práticas dos alunos de Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.


À mesa, os testes sensoriais – nível I e nível II – dividem-se em cinco ou sete momentos sob a coordenação do Chef Hugo Dias.

Depois de receber mais de dois mil alunos em formação ao longo dos últimos quatro anos, o hotel-escola que integra o restaurante assume agora “A Escola by the Artist”, um espaço de experimentalismo gastronómico sem Carta e à mercê da sazonalidade dos produtos e da criatividade da equipa.


O espólio de mais de 150 obras da antiga Escola Artística Soares dos Reis serve de decoração e memória do antigo edifício onde, actualmente, o Chef Hugo Dias recebe cerca de 25 alunos a cada três semanas para desafiar paladares e testar o serviço. “O Cliente prova, experimenta e avalia”.


Teste Sensorial Nível 1: Degustação de cinco experiências numa refeição completa - 30€ por pessoa


Teste Sensorial Nível 2: Degustação de sete experiências numa refeição completa, a um nível superior - 40€ por pessoa


Durante a semana, ao almoço, há propostas de menu executivo e, aos domingos, o Chef apresenta uma “prova experimental” com diferentes ingredientes da época. Em cada momento, o Cliente é soberano na orientação do serviço e, no final, participa activamente na avaliação da refeição.


O The Artist Porto Hotel, unidade quatro estrelas gerida pela Sonae Capital em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (EHTP), “celebra já quatro anos de funcionamento com equipas em formação constante e uma taxa de ocupação que testa os melhores standards de atendimento”.


Localizado na Rua da Firmeza, numa zona histórica e de tradição comercial da cidade do Porto, o hotel escola ocupa o antigo edifício da Escola Artística Soares dos Reis, onde “A Escola by The Artist” se distingue da restante oferta da cidade do Porto através de uma forte componente ligada às artes, à cultura e à gastronomia.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade