Paris recebe promoção de um dos mais apetecidos frutos nacionais, Pera Rocha

por: António Manuel Teixeira
Paris recebe promoção de um dos mais apetecidos frutos nacionais, Pera Rocha
Divulgação

A Pera Rocha do Oeste irá promover-se na capital francesa, país que mais exporta o fruto, com 340 mupies espalhados pela cidade.

 

Um dos frutos mais reconhecidos da região Oeste, a Pera Rocha, vai ser a protagonista de uma campanha publicitária que irá espalhar a sua doçura e diferenciação pelas ruas parisienses. Esta variedade portuguesa de Pera vai estar exposta em suporte de publicidade exterior, concretamente em 340 mupies estrategicamente colocados na capital francesa, entre 24 e 30 de Outubro. O objectivo da ANP – Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha, promotora desta iniciativa, é aproximar o consumidor francês deste produto português.

A campanha, que terá a imagem da Pera Rocha em grande plano, tem como propósito reforçar a diferenciação desta variedade exclusivamente nacional – e que, em França, é conhecida como “Pera portuguesa” –, informando o consumidor final sobre os traços físicos distintivos do fruto, incluindo a carepa (nome que se dá às características pintas castanhas, unidas na base e que se dispersam irregularmente por toda a superfície do fruto). Simultaneamente, pretende ainda dar conta da disponibilidade de Pera Rocha neste mercado. Actualmente, esta variedade já se encontra à venda em algumas das maiores insígnias da Grande Distribuição presentes no território francês. “O sabor da Pera portuguesa, Pera Rocha” é o slogan da campanha de publicidade exterior.

França é o quarto maior mercado de exportação de Pera Rocha, tendo recebido mais de 13,4 mil toneladas deste fruto durante a campanha 2017/2018. Só o Brasil (23,2 mil toneladas), Marrocos (20,1 mil toneladas) e Reino Unido (15,9 mil toneladas) superam em volume de exportação. Actualmente, perto de 60% da produção de Pera Rocha destina-se ao estrangeiro.

Esta campanha de comunicação e promoção insere-se no projecto “Promoção da Pera Rocha nos Mercados Externos”, com o qual a ANP pretende aumentar a visibilidade internacional da Pera Rocha e do seu país de origem. O objectivo é contribuir para o aumento das exportações, através do reforço da promoção no exterior e do melhor conhecimento dos mercados-alvo, estimulando a progressão da fileira na cadeia de valor.

O projecto é co-financiado pelo Compete 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização. O investimento global é de 430.902 euros, dos quais 85% são provenientes do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways