Paços do Concelho promovem conferência sobre Tradições alimentares em Lisboa

Paços do Concelho promovem conferência sobre Tradições alimentares em Lisboa
Divulgação

A Sala do Arquivo dos Paços do Concelho acolhe no próximo dia 13 de Outubro, a conferência Tradições alimentares em Lisboa, um património imaterial a descobrir.


Quais os hábitos alimentares dos lisboetas? O que trazem do passado? Que produtos e utensílios sobreviveram aos tempos e modas? Como se traduziu na alimentação a ligação da cidade ao rio Tejo?

Com moderação de Luís Marques antropólogo, da FCSH - Universidade Nova de Lisboa, Presidente da Associação Portuguesa para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterialo, realiza-se  pelas 15.00 do dia 13 de Outubro, a conferência “Tradições Alimentares em Lisboa”, um património imaterial a descobrir, que procurará responder às questões indicadas.


Participarão Isabel Drumond Braga, especializada em História Económica e Social, que falará sobre o tema “Sondando tradições alimentares em Lisboa: um itinerário em busca do património imaterial”.
  Manuel Paquete abordará a questão das “Comidas lisboetas – o património imaterial entre a tradição e a modernidade”
Carlos Consiglieri, investigador do património cultural de Lisboa, em particular da sua gastronomia, versará sobre “Os petisquinhos de Lisboa como levantamento de património imaterial”
 Carlos Campos Ventura abordará o tema “Lisboa e alimentações tradicionais – um olhar imaterial”.
Appio Sottomayor, jornalista e conhecedor profundo de Lisboa conduzirá uma conversa em torno de “Entre a tasca e a pastelaria – ronda por Lisboa”.

Uma conferência que, nas palavras do seu moderador, tem como objectivo contribuir para a “descoberta” de certas práticas alimentares que se poderão integrar no que actualmente se designa por património cultural imaterial. A entrada é livre, condicionada à disponibilidade da sala.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade