O maior avião do mundo, da Hi-Fly, aterrou hoje no Aeroporto de Beja

por: António Manuel Teixeira

O Airbus A380, o maior avião de passageiros do mundo, aterrou esta tarde no Aeroporto de Beja. A autarquia fala em "momento histórico" e sinal para todo o país.

O aeroporto de Beja é o único, em Portugal, com infraestruturas para receber uma aeronave da dimensão do A380. Os restantes aeroportos nacionais não têm capacidade para receber aparelhos com a envergadura desata aeronave com passageiros. Tal só deverá ser possível em Lisboa a partir de 2021, ano previsto para a conclusão das obras de adaptação do aeroporto Humberto Delgado.

O A380 da Hi Fly tem uma capacidade para 471 passageiros distribuídos por três classes. No piso principal há espaço para 12 lugares de primeira classe e 311 de classe económica. Já o piso superior terá 60 lugares de classe executiva e 88 de económica. Numa configuração de alta densidade, este avião poderá transportar até 853 passageiros. O avião tem ainda a particularidade de estar decorado com uma "mensagem" que se insere na campanha "Salve os Recifes de Coral", da Fundação Mirpuri. De um lado, um azul escuro com corais destruídos, e do outro um azul claro, a simbolizar o oceano imaculado, pedem a sustentabilidade dos mares, noticiou o Negócios.

O presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, defendeu que o facto de a primeira aterragem de um avião A380 em Portugal acontecer em Beja é um sinal de que o aeroporto do Baixo Alentejo está a ser mal explorado e tem potencial para muito mais.

"Sempre que nos recordarmos que em 2018 aterrou em Portugal, pela primeira vez, o maior avião de passageiros do mundo esse marco histórico ficará associado ao aeroporto de Beja", referiu à TSF o autarca, acrescentando que este é um avião que não pode aterrar noutros aeroportos nacionais. A aterragem do A380 é assim um sinal que o Alentejo está a "enviar um recado ao país".

A Câmara Municipal defende que Beja pode ser uma boa alternativa ao lotado aeroporto de Lisboa e até ao aeroporto de Faro em épocas com mais voos e passageiros.

Paulo Arsénio apelou às empresas de aviação que olhem para Beja como um local que está um pouco mais longe, mas que por estar mais vazio pode tratar das bagagens de forma mais rápida ou ter um controlo do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) mais célere.

O avião foi comprado à Singapore Airlines, pela Hi-Fly, que o usou nos últimos dez anos e foi pintado com os desenhos de uma campanha pela defesa dos recifes de coral.

Segundo a Hi-Fly Hi Fly, "o A380 fica no aeroporto de Beja até ter uma nova operação", ou seja no próximo dia 26.

A portuguesa Hi Fly dedica-se a "emprestar" aviões (wet lease) e reforçou recentemente a frota com dois gigantes da Airbus, do modelo A380.

No passado dia 06 de Julho, a Hi Fly tornou-se na quarta companhia europeia, depois da Lufthansa, Air France e British Arways, a incluir um A380 na sua frota.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade