Pedro Machado é crucial que exista uma plataforma aeroportuária na região

por: António Manuel Teixeira
Pedro Machado é crucial que exista uma plataforma aeroportuária na região
Divulgação

O Presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, falou em exclusivo ao Jornal Hardmusica sobre a possibilidade da abertura da base aérea de Monte Real à aviação civil.

Pedro Machado tem vindo a defender a importância da Região Centro de Portugal ter um aeroporto, o de Monte Real.

A discussão no dia de ontem na Assembleia Municipal de Leiria, sobre a abertura da Base Aérea 5, à aviação civil "confirma a tendência de discussão que tivemos em Monte Real no passado dia 18 de Junho" onde a Turismo do Centro e os municípios circundantes, mostraram "que há uma intenção em se associar na defesa intransigente da abertura de Monte Real à aviação civil". E em função disso "junto do governo fazer pressão institucional para que Monte Real seja avaliado e possa ser enquadrado na estratégia nacional de transporte aéreo", explicou o presidente da Turismo do Centro ao Jornal Hardmusica.

Sobre as medidas pensadas para fazer pressão para a concretização da ideia, Pedro Machado referiu que é primeiramente necessário reunir com "o Primeiro-ministro e o Ministro das finanças para que estejam sensíveis, por um lado aquilo que é hoje uma evidencia do julgamento da capacidade instalada em Lisboa e por via disso, de falta de alternativas no curto prazo".

Segundo ponto, trata o "aumento exponencial da falta de capacidade para recebermos os milhões de turistas que hoje deixam de vir a Portugal por falta de resposta à chegada", frisou o dirigente.

E por fim, "a necessidade de uma região com o potencial tem o centro de Portugal poder ter uma estrutura aeroportuária".

Sobre a previsão de abertura, Pedro Machado adiantou que "num espaço horizontal de dois anos civis, por força do estudo que foi feito pela Roland Berger, que aponta para o investimento de 25 milhões de euros que teremos condições de abrir Monte Real à aviação civil".

Para o Presidente da Turismo Centro de Portugal "está provado que, a recente de visita do papa Francisco em Maio de 2017 a Fátima no voo da Alitalia e no consequente regresso pela TAP, provou que a base está disponível" para receber aeronaves civis..

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade