Livro de Reclamações Electrónico já disponível para supermercados, hotéis e agências de viagens

A segunda fase de implementação do Livro de Reclamações Electrónico (LRE) já arrancou, alargado a novos sectores cuja actividade é fiscalizada pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), como a grande distribuição, a hotelaria e as agências de viagens.

 

“Estão a ser cumpridos os prazos definidos para este projecto e tem sido feito um grande trabalho para assegurar que o alcance do Livro de Reclamações Electrónico é cada vez maior, sendo esta mais uma das iniciativas tomadas pelo Governo para o reforço da defesa dos direitos dos consumidores”, destacou Paulo Alexandre Ferreira, Secretário de Estado Adjunto e do Comércio.


A participação activa da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e do Turismo de Portugal nos trabalhos desenvolvidos pela Direcção-Geral do Consumidor (DGC) e da Imprensa-Nacional Casa da Moeda (INCM), parceiro tecnológico do projecto, foi fundamental no desenvolvimento desta fase do LRE.

Considerando o elevado número de sectores de actividade económica e, consequentemente, de agentes e de estabelecimentos, envolvidos na segunda fase de implementação do projecto do Livro de Reclamações Electrónico, esta será faseada entre 01 de Julho de 2018 e 30 de Junho de 2019.

Assim, garante-se um período de adaptação que permita a todos os operadores económicos, especialmente os que ainda não se encontram a operar em ambiente digital, a integração na plataforma que passa a disponibilizar uma ferramenta de gestão das reclamações para os operadores económicos e de acompanhamento das reclamações por parte dos consumidores.”, refere a nota de imprensa


Este alargamento surge um ano após ter entrado em funcionamento o formato electrónico do Livro de Reclamações para os serviços públicos essenciais de água, electricidade, gás natural, comunicações electrónicas e serviços postais.

Fazemos um balanço muito positivo do primeiro ano de funcionamento desta ferramenta, que tem funcionado sem qualquer problema, e realçamos a forte adesão por parte dos consumidores”, assinalou Paulo Alexandre Ferreira.


No primeiro ano de funcionamento da plataforma (www.livroreclamacoes.pt), lançada a 01 de Julho de 2017, houve 49.290 reclamações e 4.716 pedidos de informação.

O maior número de reclamações no LRE verificou-se nos sectores regulados pela ANACOM (35.326), seguindo-se a ERSE (12.391) e a ERSAR (1.573).

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade