Senhora de Alcamé venerada no próximo sábado

Tradicional Romaria à Ermida de Nossa Senhora de Alcamé reúne, a 23 de Junho, na Lezíria, em Vila Franca de Xira, trabalhadores do campo e outros devotos

 

A 23 de Junho (sábado) tem lugar a tradicional Romaria  que irá em procissão até à Ermida de Nossa Senhora de Alcamé, uma construção do séc. XVIII em plena Lezíria ribatejana.

Com partida, marcada para as 08:00, junto à Igreja Matriz no centro histórico da cidade, os peregrinos iniciam esta Romaria, partindo também do Cabo da Lezíria, rumo à Ermida os cavaleiros.


Cumprindo esta longa tradição concelhia, os trabalhadores do campo e outros devotos reúnem-se nesse evento religioso, que desde 2002 foi retomado pelo Rancho de Varinos de Vila Franca de Xira, com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia e da Paróquia de Vila Franca de Xira.

Após a bênção do gado será celebrada, pelas 11:00, a missa, no interior da Ermida, seguindo-se a procissão que passa perante o altar erguido na escadaria principal da Ermida de Alcamé.

Seguem-se momentos de convívio, animação musical e uma demonstração da Escola de Toureio José Falcão, actividades que também já fazem parte da tradição e que irão decorrer ao longo de todo o dia, naquele lugar privilegiado da Lezíria vila-franquense.

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade