As melhores Festas dos Santos em território português

por: Zita Ferreira Braga

Manjericos, balões, martelos, fogo-de-artifício e muita animação para festejar os Santos em Portugal, uma sugestão da momondo

 


O mais festivo mês dos portugueses está a chegar e a momondo, motor de busca de viagens e hotéis, tem óptimas sugestões para si.

 Pelas ruas dos mais típicos bairros de algumas cidades portuguesas os festejos de Santo António, São João e São Pedro garantem muita animação ao longo de todo o mês de Junho. A magia dos santos populares é contagiante, por isso o melhor é ir aos locais mais emblemáticas.

Santo António, o santo de Lisboa que concentra a festa a 12 de Junho e 13 de Junho.

Na véspera do feriado municipal que celebra o santo padroeiro dos lisboetas, as marchas concentram as atenções de milhares de populares que se unem pela vitória do seu bairro preferido.

Alfama, Mouraria, Castelo, Bica, Santos, Alcântara, Alto do Pina, santa Engrácia são alguns dos bairros históricos mais procurados na capital, onde os arraiais atraem forasteiros e residentes com o cheiro da sardinha assada e a boa sangria. Na Sé a festa é para os casais que serão sempre Noivos de Santo António. Não é por acaso que o apelidam de santo casamenteiro.

  O Porto festeja o seu Santo de nome João de uma forma muito particular. Soltam-se balões durante a noite e o fogo de artifício que brilha sobre o Douro. A população junta-se na Ribeira e no Cais de Gaia A francesinha é rainha e o martelo impõe o tom de interacção destas festividades, onde não falta a queima de alhos-porros para afastar os maus-olhados.

 O São João é, também, festejado na Madeira, sendo o mote para as marchas e as Festas das Alturas no Funchal, bem como arraiais, fogueiras na praia e balões em Porto Santo.
Na ilha dos Açores, o foco das festas sanjoaninas acontece na Terceira, Faial, Flores e Santa Maria.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade