Essência do Vinho-Porto assinala 15 anos com uma viagem pelo mundo do vinho

por: Zita Ferreira Braga

A principal experiência do vinho em Portugal regressa ao Palácio da Bolsa de 22 a 25 de Fevereiro.



Essência do Vinho-Porto assinala 15 anos com um programa de excelência, proporcionando uma memorável viagem pelo mundo do vinho.
Durante quatro dias, apresentam-se cerca de 3.000 vinhos em prova livre, de 400 produtores, nacionais e internacionais. O alinhamento de actividades paralelas dá destaque a referências raras e exclusivas, rótulos de valor inestimável, e chefes de cozinha com estrela Michelin.

A campanha online de compra antecipada de bilhetes para o Essência do Vinho-Porto continua a decorrer. Adquirida através do endereço www.essenciadovinhoporto.com, a entrada de um dia tem o valor de 20€ e inclui copo oficial de provas Riedel. No local e nos dias de realização do evento, a entrada terá o custo de 25€.


Essência do Vinho-Porto destaca os grandes protagonistas do panorama do vinho português. No primeiro dia de evento, celebra-se a história da Quinta do Monte d’Oiro, “cujo ADN de rigor, universalidade, paixão e alegria tem vários capítulos da história do vinho em Portugal.”

Na sexta-feira, dia 23 de Fevereiro, comprova-se a singularidade do mais famoso vinho fortificado do mundo.

Os rótulos Ramos Pinto White 1884, Taylor’s Single Harvest 1968, Graham’s Colheita 1963, Andresen Colheita 1910, Barão de Vilar Colheita 1950, São Leonardo Very Old White 90 Anos, Quinta das Lamelas 4 Gerações White 60 Anos, Kopke Colheita 1941, Niepoort Garrafeira 1977 e Gran Cruz 130 Anniversary Edition Very Old reúnem-se na prova “Vinhos do Porto de Sonho”.

E, em época de conquistas nacionais no que ao desporto diz respeito, alia-se vinho e futebol, num desafio vencedor. “Os Mundiais de Futebol... E a nossa Selecção de Fortificados” junta exemplares de vinhos fortificados marcantes, de anos que ficarão para sempre memorizados nos adeptos do desporto rei: Kopke Colheita Porto 1938, Kopke Colheita Porto 1958, José Maria da Fonseca Moscatel de Setúbal Superior 1966, Niepoort Vintage Porto 1970, Graham’s Single Harvest Porto 1982, J.M.S. Moscatel de Setúbal Superior 1998, Barbeito Malvasia Madeira 2002 e Dow’s Senhora da Ribeira Vintage Porto 2010.

Esta prova acontece a pretexto do 21º Campeonato do Mundo de Futebol, que se realiza na Rússia, este verão.

A sexta-feira apresenta ainda uma prova a que será difícil resistir que junta “7 Chocolates, 7 Vinhos, 7 Sommeliers”. Nuno Jorge, sommelier que “alavancou” o projecto Cacao di Vine, convida sete outros companheiros de profissão (Gabriela Marques, António Lopes, João Chambel,  Manuel Moreira, Nélson Guerreiro, Rodolfo Tristão e Sérgio Marques) “para o momento... que promete!

No dia 24 de Fevereiro, sábado, será possível partir “À Descoberta dos Vinhos dos Açores”, com exemplares dos seguintes produtores: Adega Cooperativa do Pico, Azores Wine Company, Curral Atlantis, Czar e Muros de Magma. E uma das mais icónicas e internacionalizadas aguardentes portuguesas experiencia-se na prova “Adega Velha: Uma História Que Se Escreve Lentamente”.

A 15ª edição de Essêncai do Vinho-Porto apresenta uma aposta sem precedentes nas provas internacionais. “Juntamos aos grandes nomes do vinho em Portugal, grandes nomes do vinho no mundo, apresentando um completo e variado programa paralelo que se constitui com um dos grandes pretextos de visita”, destaca Nuno Pires, director da Essência do Vinho. Logo a abrir o evento, destaque para um nome incontornável da cena mundial do vinho, e que estará pela primeira vez em Portugal. Josko Gravner, produtor italiano, tido por muitos como o pai dos vinhos “laranja” e “praticante de uma viticultura e enologia minimalistas, com profundo respeito pelo terroir, conduz uma prova comentada inédita no nosso país, a não perder”.

Em “Nem Bordéus nem Borgonha: ‘La France Profonse’!” propõe-se uma viagem por pequenos produtores, cheios de alma, imensamente apaixonados por cambiantes de cada ‘terroir’ – com os rótulos Marguet Sapience Champagne (Champagne), Barmès-Buecher Riesling Hengst (Alsácia), François Crochet Sancerre (Vale do Loire), Lucien Aviet Arbois (Jura), Descombes Morgon Vieilles Vignes (Beaujolais), Domaine du Bel Air Bourgueil Clos Nouveau (Vale do Loire), Clos Rougeard Les Poyeux (Vale do Loire) e Didier Dagueneaux Babylone Jurançon Moelleux (Sud-Ouest).

Já os ícones do chamado “down under” estarão reunidos na prova “Os Novos Top da Austrália”.

Directamente do Brasil, dois especialistas apresentam exemplares de primeiro plano na prova comentada “Cachaça: História, ‘Causos’ e Degustação”.

Por fim, no último dia de evento, destaca-se a prova “Borgonha: Nos Caminhos da RN74”.
A Route Nationale 74 é a opção de muitos dos que visitam a Borgonha, à procura dos domaine de eleição. Nesta prova, uma viagem por alguns dos mais disputados produtores da região, através de vinhos absolutamente fantásticos daquela que é, na atualidade, a mais desejada região de vinhos do mundo.

Bourgogne Hautes Côtes de Nuits “Sous Le Mont” (Emmanuel Giboulot), Charmes Chambertin Grand Cru (Duroché), Clos Vougeot Grand Cru (René Bouvier), Gevrey Chambertin 1er Cru (Jean-Louis Trapet), Meursault 1er Cru Poruzot Dessus (Rémi Jobard) e Volnay (Pascal Roblet Monot) serão as referências em destaque.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade