Star Alliance cria uma plataforma de serviço digital que permita melhor ligação entre as empresas do grupo

por: Zita Ferreira Braga

A Star Alliance lançou uma plataforma de serviços digitais (DSP)que será o primeiro passo para uma ligação geral digital a oferecer atodos oas passageiros que viajam pelas 28 companhias membros da Star Alliance



A plataforma foi desenvolvida e implementada em conjunto comos serviços globais da Accenture(NYSE:ACN) como parte da estratégia da Alliance para no futuro melhorara viagem do passageiro.
O DSP pode aramazenar dados fornecidos por um membro do grupo ou um terço da fonte e fornecer esses dados a todos os membros possibilitando que eles transformem essa informação numa informação que permita ser acedida por todos os membros.

Muitas vezes os passageiros têm a sua própria linha na aplicação da Star Alliance e preferem trabalhar a sua experiência utilizando a sua própria aplicação, diz o CEO da Star Alliance Jeffrey Goh. “Estamos ainda a estudar a possibilidade de criar um sistema central que permita partilhar a informação por todos os membros”

Uma vez disponível esta oferta de serviço pela DSP os membros da Alliance podem decidir individualmente quando e se o disponibilizam para os seus clientes.

Por exemplo, uma selecção de lugares divulgada a 02 de Fevereiro, permite agora a qualquer cliente seleccionar um lugar nos voos das linhas de Singapura., pela United.com na United App.
Deste modo um cliente pode escolher em qualquer momento o seu lugar para toda a viagem sem ser só na altura do check in.
Esta prática será cada vez mais uma possibilidade.

A Lufthansa está a usar a tecnologia DSP também com a bagagem, uma aplicação também possível para os outros membros  do grupo.
Os dados são fornecidos pelo Hub de Bagagem da Star Alliance que iniciou a operação já em 2016.

Por outro lado e de forma a ajudar o desenvolvimento e a implementação do DSP, Accenture apoia a Star Allinace no sentido de saber as reacções dos clientes e passageiros, expectativas e frustrações.

Dificil ao desenvolvimento da DSP é o querer formatá-la segundo a óptica do passageiro.


Segundo Robert Zippel, responsável pela Accenture’s Travel, “esta experiência depende da capacidade da aviação em participar num ecossitema alargado e conhecido de toda a aviação” É preciso que exista todo um alargamento do conhecimento de todos os factores em jogo de modo a conseguir que  todos os elementos a funcionarem de forma plena, conclui aquele técnico.


O DSP é uma parte integrante de uma estratégia alargada da Star Alliance para colocar os clientes no centro das suas actividades sobretudo desde que agora os clientes estão permanentemente contactáveis

A Star Alliance continuará a trabalhar com os seus membros no sentido de criar mais serviços e ligações, focada e capacitar os clientes  a obter uma melhor experiência digital nas suas viagens aéreas.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade