Na Região de Lisboa são multiplas as ofertas de Carnaval

por: Zita Ferreira Braga

Para quem fica na região de Lisboa as autarquias prepararam várias actividades e eventos que podem proporcionar uma época divertida

 

Em Palmela, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros” organiza um desfile de mascarados, pelas 22:30 dos dias 10 e 13 de Fevereiro, e um concurso e desfile infantil no dia 11 de Fevereiro, a começar pelas 16:30.

Por sua vez, a Sociedade Filarmónica Humanitária de Palmela também organiza bailes carnavalescos nas noites de 10 e 12 de Fevereiro, com música ao vivo e concurso de máscaras.

A partir das 15:30, do dia 13 de Fevereiro, o corso de Carnaval desfila pelas ruas de Pinhal Novo e o tradicional “Enterro do Bacalhau” – um ritual teatral satírico que assinala o fim da folia e o início da Quaresma -, decorre no dia 14 de Fevereiro, pelas 21:30, no Coreto Jardim José Maria dos Santos.


O Carnaval de Alhandra
é uma das tradições de referência, no concelho de Vila Franca de Xira.

Este ano, os festejos iniciam-se, pelas 10:00, do dia a 09 de Fevereiro, com o Desfile de Carnaval das Escolas pelas Ruas de Alhandra.

A partir das 22:00, nos dias 10 e 12 de Fevereiro, realizam-se os Bailes de Carnaval com o conjunto “Cristais da Noite” na sede da Sociedade Euterpe Alhandrense (Alhandra) e o tradicional Corso de Carnaval sai à Rua, pelas 15:00 dos dias  11 e 13 de Fevereiro, envolto numa comitiva de três centenas de populares e visitantes.

O Carnaval despede-se na noite de 14 de Fevereiro, pelas 21:30, com o Cortejo de Enterro do Entrudo a partir da zona Ribeirinha de Alhandra. 


Pelas ruas da Ericeira, no concelho de Mafra, o desfile das escolas da região também dá inicio ao Carnaval durante o dia 09 de Fevereiro. Nas noites de 10, 11 e 12 de Fevereiro há animação musical com música popular, assim como na tarde da terça-feira de Carnaval.


Em Sesimbra, as festas decorrem durante duas semanas. Os desfiles das seis escolas de samba e dois grupos de axé, nos dias 11 e 13 de Fevereiro, são o ponto alto do Carnaval de Sesimbra, que atrai milhares de visitantes à vila.
Os preparativos iniciam-se com meses de antecedência e envolvem centenas de voluntários. A vila é também um dos poucos locais do país que ainda mantém viva a tradição das Cegadas, um costume da zona rural, com mais de cem anos. O grupo de cegantes do Zambujal, constituído exclusivamente por homens, apresenta, em verso e acompanhados à guitarra, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer, alguns dos acontecimentos mais marcantes da sociedade sesimbrense e portuguesa.
Este ano, a Cegada do Zambujal tem como tema “Todos Diferentes, Todos Iguais”.
De 10 a 13, o grupo de cegantes passa por Sesimbra, Azoia, Meco, Zambujal, Aiana de Cima, Caixas e Alfarim.
No dia 17, sábado, às 21:30 horas, fazem a última apresentação do Carnaval no Cineteatro Municipal.

No dia 12, a vila de Sesimbra acolhe, uma vez mais, um dos maiores desfiles de palhaços do mundo. A iniciativa, que começou por ser uma brincadeira de um grupo de amigos, em 1999, para animar a tarde de segunda-feira de Carnaval, conquistou um lugar de destaque, e são milhares os mascarados de todas as idades e de vários pontos do país, que se deslocam a Sesimbra neste dia. Para participar basta boa disposição e aparecer devidamente trajado.

Terça-feira, dia 13, pelas 15:00, as Cavalhadas, costume típico das zonas rurais e que no concelho de Sesimbra tem acompanhado várias gerações, voltam a animar a aldeia de Alfarim.  Demonstrando a sua perícia, um grupo de homens, a cavalo, de bicicleta ou de mota, recria hábitos medievais e surpreende o público de todas as idades.

Os festejos carnavalescos no concelho encerram, pelas 21:30 do dia 14, com o habitual Enterro do Bacalhau, que apresenta a história de um homem que teve uma vida muito preenchida e animada.
No “enterro” vão estar a viúva, que descobre nesse momento que o seu bacalhau afinal tinha várias amantes.
Estas personagens, acompanhadas pelo padre, o sacristão e os amigos, vão fazer o público chorar… a rir, neste momento de boa disposição.


Em Loures vão ser cerca de 1500 os figurantes que, acompanhados por 15 carros alegóricos, percorrem as ruas da cidade, nos dias 11 e 13. Neste espectáculo, subordinado ao tema “Brinca na Folia”, os visitantes poderão revisitar temáticas tão variadas como a “Cidade Maravilhosa”, a vida encantada nos mares, tradições portuguesas como as vindimas, e ainda contos infantis como “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

A animação começa no dia 10 de Fevereiro com o habitual Baile de Apresentação e Coroação dos Reis do Carnaval 2018, que contará com as actuações da Banda Sinal e dos DJ’s Van Breda e Telmo Pereira.

A folia repete-se no dia 12 de Fevereiro, com o Baile Trapalhão, onde cada folião é convidado a trazer o disfarce mais divertido que consiga imaginar.  Para além dos bailes, no domingo, dia 11, a partir das 21:00, decorre a Noite Foliona, no Pavilhão Paz e Amizade, com a presença dos Kiss Kiss Bang Bang e do Dj André Soares.

Para terminar os cinco dias de folia, assista à leitura do testamento do “Rei Momo”, no Enterro de D. Ocarário, no dia 14 de Fevereiro, a partir das 21:00.


O Carnaval do Montijo inicia-se na manhã de sexta-feira, dia 10, com o Desfile das Escolas nas principais artérias da cidade.
A festa prossegue com Animação de Rua no sábado à tarde e à noite na Praça da República, culminando com os Corsos Carnavalescos nas tardes de domingo e terça-feira, num percurso desde a Frente Ribeirinha, passando pela Avenida dos Pescadores e terminando na Praça da República. A entrada é gratuita em todos os eventos.


Em Oeiras realiza-se uma sessão especial de teatro “O segredo do Aladino”, com desfile de crianças mascaradas, nos dias 10 e 13 de Fevereiro, pelas 16:00, no auditório Municipal Lourdes Norberto, em Linda-a-Velha.


Para assinalar o Carnaval, o Museu Municipal de Arqueologia, na Amadora, realiza várias oficinas e visitas guiadas, durante o mês de Fevereiro. No dia 10, das 10:30 às 12:30, há oficina de Máscaras de Carnaval na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos.


O desfile de Carnaval Trapalhão do Seixal acontece, pelas 22:00 do dia 12 de Fevereiro, no Largo 1º de Maio e no concelho da Moita, o corso de Carnaval realiza-se pelas ruas de Alhos Vedros, nos dias 11 e 13 de Fevereiro, pelas 15:00.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways