Sudoeste da Europa reune em Coimbra e acerta estratégia comum de promoção turística

por: Zita Ferreira Braga
Sudoeste da Europa reune em Coimbra e acerta estratégia comum de promoção turística
Jornal Hardmusica

“É uma oportunidade para o Centro se reerguer”, sublinha Pedro Machado, depois da reunião da RESOE, macrorregião que junta Centro de Portugal, Norte de Portugal, Galiza, Astúrias, Cantábria e Castela e Leão, que teve lugar em Coimbra. 

 

O Centro de Portugal foi o local escolhido para uma reunião do grupo de trabalho de Turismo da RESOE - Região do Sudoeste da Europa.

O encontro realizou-se na Casa da Escrita, em Coimbra, e teve como objectivo fazer o ponto da situação em relação aos vários projectos em curso, bem como lançar novas acções futuras.

A RESOE é uma macrorregião europeia constituída em 2010, que junta as regiões portuguesas do Centro e Norte de Portugal e as espanholas Galiza, Astúrias, Cantábria e Castela e Leão, o que representa um terço da área da Península Ibérica e abrange um quarto da sua população.

O Turismo é apenas um dos eixos de cooperação. Nesta área, a RESOE tem como missão promover de forma conjunta e coordenada as regiões que a constituem, destacando o seu património histórico, cultural e natural, com particular incidência para os Caminhos de Santiago, rota que atravessa todas estas regiões.

O objectivo é juntar esforços no sentido de captar turismo de qualidade, incentivar o trânsito de turistas entre as regiões e ganhar escala nos mercados nacionais e internacionais.

Nesta reunião entre outros assuntos constantes na ordem de trabalhos, os participantes na reunião de Coimbra conversaram sobre estratégias de estruturação e promoção conjunta dos Caminhos de Santiago e do Património Mundial classificado, dois produtos turísticos fundamentais, bem como formas de os articular com a gastronomia e o enoturismo.

Ficou decidido que este projecto de cooperação vai desenvolver uma marca Turística conjunta, que será apresentada publicamente na próxima FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid, em Janeiro.
Foi igualmente apresentado o projecto Lugares Património Mundial do Centro, liderado pelo Turismo Centro de Portugal e que constitui uma das principais apostas da região. 

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways