Comissão Europeia preocupada com o negócio da Air Berlin, pela Lufthansa

por: António Manuel Teixeira

A Comissária Europeia da Concorrência, Margareth Vestager, mostra-se preocupada pelo facto de a Lufthansa adquirir a Air Berlin.

 

Margareth Vestager declarou em conferência de imprensa, citado pelo PressTur, que "temos fortes preocupações de competição", explicitando que se referia ao risco de a Lufthansa ter "de facto um monopólio, num significativo número de rotas".

"No longo prazo é importante para os passageiros na Alemanha e na Áustria terem escolha e também terem empresas a concorrerem para manter os preços em baixo", afirmou a Comissária, citada pelo PressTur.

Este tipo de declarações por parte da comissária europeia da Concorrência habitualmente acabam por exigir à Lufthansa concessões por forma a que a concorrência possa constituir-se como alternativa.

Na pratica o motivo deste aviso é a intenção do grupo Lufthansa de comprar as subsidiárias da Air Belrin Niki e a LGW, bem como partes da ‘companhia-mãe' para reforçar a sua unidade low cost ou ponto-a-ponto, como designa a Eurowings.

A Comissão Europeia, que deverá tomar uma decisão no próximo dia 21 de Dezembro, abrirá uma investigação aprofundada caso não fique satisfeita com as concessões que a Lufthansa conceda.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade