Pilar 7 a nova atracção turística e cultural de Lisboa

por: João Miguel Simões

A 27 de Setembro é inaugurada a Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril, a nova atracção turística e cultural de Lisboa

 

Dia 27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo, abre ao público a Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril, mais uma atracção de Lisboa, integrando um miradouro panorâmico à altura do tabuleiro rodoviário e uma experiência de realidade virtual no pilar da ponte, localizado na Avenida da Índia, em Alcântara.

Espaços até agora inacessíveis ao público passam a ser visitáveis através de uma experiência sensorial vivida no interior deste pilar fulcral da ponte”. refere a nota de imprensa

Esta é a oportunidade em realizar uma viagem pela história e técnicas de construção desta obra, incluindo uma ascensão no elevador até ao miradouro, a cerca de 80 metros de altura, possibilitando uma visão inédita da cidade, muito particularmente sobre a zona de Belém, Almada e rio Tejo.

A Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril inicia-se pela área exterior ao maciço central do Pilar 7, possibilitando a visão da escala das estruturas da Ponte, bem como “conhecer algumas das particularidades inerentes à sua construção, através de informações contidas em vários discos de metal de grande dimensão, colocados no chão ao longo do percurso”.


A maqueta original da Ponte 25 de Abril está, pela primeira vez, ao alcance do público, servindo de apoio para apresentar os números da obra e outros aspectos interessantes de onde se destaca a relação desta importante estrutura na História de Lisboa/Portugal.

No maciço central do Pilar 7, depois do controlo de segurança, o visitante pode prosseguir a viagem e assistir a uma homenagem aos que foram fundamentais para a construção da ponte, na Sala dos Trabalhadores.
Aqui, há projecções 360º sobre a construção da Ponte através de quatro pequenos filmes que mostram as intervenções e a grandiosidade desta obra.

Numa sala contígua o visitante vê-se envolvido no azul das águas do rio Tejo, subindo numa plataforma que lhe permitirá emergir dessas águas virtuais e contemplar um modelo da Ponte 25 de Abril.
Ao chegar ao topo da plataforma é possível sentir, ouvir e ver a aproximação do comboio que faz a travessia entre as duas margens, através de um filme e som, bem como visitar as duas salas onde residem as principais amarrações dos cabos de sustentação da Ponte, os pontos fulcrais desta grande obra de engenharia”.

Após esta experiência, uma escada suspensa dá acesso a uma outra sala onde um conjunto de espelhos superiores e inferiores possibilita uma ilusão de profundidade e grandiosidade do interior do maciço do Pilar 7.
Ao sair desta sala, o visitante tem a primeira percepção e vista da zona ribeirinha ao caminhar por um passadiço que o conduz ao elevador que o levará à altura do tabuleiro rodoviário da ponte.

É aqui que se encontra o miradouro com vista panorâmica, um dos elementos de atração principal do projeto, onde, à semelhança de outras estruturas mundialmente conhecidas, como a Golden Gate Bridge, em São Francisco, a Harbour Bridge, em Sydney, ou a Tower Bridge, em Londres, se tem uma experiência inigualável.

O miradouro, parcialmente em vidro, tanto na base como nas laterais, oferece uma experiência única a cerca de 80 metros de altura, o que possibilita novas e incríveis perspetivas de Lisboa e Almada.

Ao terminar a visita é possível viver uma nova experiência imersiva, no final do percurso da saída, num espaço dedicado à Realidade Virtual. Aqui é possível “visitar” espaços inacessíveis da Ponte, como o ponto mais alto dos pilares desta estrutura, e registar o momento a partir de um dispositivo de PhotoBooth, que permite o envio directo para email e/ou redes sociais. Os visitantes que desejarem comprar recordações de Lisboa ou alusivas à Ponte 25 de Abril têm ainda à sua disposição uma nova Lisbon Shop.


Experiência Pilar 7 – Centro Interpretativo da Ponte 25 de Abril

Horários:

Todos os dias, de Maio a Setembro, das 10:00 às 20:00 e, de Outubro a Abril, até às 18:00, encerrando apenas a 25 de Dezembro.

Bilhetes:

- Normal: 6 €

- Estudantes, + 65 anos ou grupos de 10 ou mais pessoas: 4 €/ pessoa

- Crianças até aos 5 anos e portadores do Lisboa Card: gratuito.

- A experiência de Realidade Virtual tem ingresso próprio, no valor de 1,5 euros, sendo gratuito para crianças até aos 5 anos e portadores do Lisboa Card.

Acessibilidade:

Elétricos e autocarros da Carris da Rua da Junqueira e Alcântara, Estação da CP de Alcântara, Estacionamento na Praça das Indústrias/Centro de Congressos, Circuitos turísticos Hop on Hop off, Circuito Belém Monumental.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade