Em Julho, o destaque vai para o mercado alemão que registou um aumento homólogo de 11,7%, tendo sido o que mais subiu na região algarvia naquele período. No pólo oposto situou-se o mercado alemão, já afectado por efeitos do Brexit.
Dados divulgados pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos (AHETA) revelam que a ocupação média/quarto em Julho no Algarve registou uma ligeira quebra de 1% face ao mesmo mês do ano passado, tendo ficado nos 86,5%. Por sua vez o volume de negócios subiu 4,5% em termos homólogos.
Nos primeiros sete meses do ano, os resultados são positivos em ambos os indicadores, com a taxa de ocupação quarto a registar uma subida de 2,8% e o volume de negócios a reflectir um crescimento acumulado de 8,6% face ao mesmo período do ano anterior.
Sobre mercados geradores de turistas para a esta região, o destaque de Julho foi para o alemão, com uma subida homóloga de 11,7% “na linha do que vem acontecendo desde o início da época turística”, sublinhou a AHETA.
No entanto o mercado britânico registou uma descida de -12,6%, “no seguimento do brexit e consequente desvalorização da libra em 15% no último ano”, explica a mesma fonte. A Associação refere ainda que “as estatísticas oficiais do Reino Unido confirmam uma redução no número de britânicos a viajar para o exterior (-4,6% em Maio), tendência que deverá acentuar-se no futuro próximo”.
Por zonas geográficas as maiores subidas na ocupação média/quarto ocorreram nas zonas de Portimão / Praia da Rocha (+1,3%), e Lagos / Sagres (+1,2%). No pólo oposto, as principais descidas verificaram-se em Faro / Olhão (-12,9%) e Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago (-10,1%). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma ocupação semelhante à do ano anterior (+0,8%).