Peixe em Lisboa "já é uma marca no calendário dos eventos da cidade"

A nona edição do festival gastronómico "Peixe em Lisboa", inaugurou hoje com a Secretária de Estado do Turismo, Ministra do Mar, entre outros convidados. Ana Mendes Godinho falou em exclusivo ao Jornal Hardmusica sobre a importância do evento para o turismo nacional.

 

Em declarações ao Jornal Hardmusica, Fernando Medina, referiu que este festival "já é uma marca no calendário dos eventos da cidade", porque "nos consegue mostrar a gastronomia portuguesa com algo que tem muito a ver com a identidade do país e da cidade, que é toda a gastronomia associada ao peixe".

Medina explicou também que é possível "ver a cozinha tradicional portuguesa, mas também todas as inovações que os chefs nos trazem feitos na base do peixe".

Na edição deste ano o carapau está em destaque e para o edil de Lisboa "será certamente um peixe que servirá de base à criatividade dos vários chefs", garantindo que "teremos seguramente uma grande semana com acompanhamento de uma mostra de produtos portugueses, desde a doçaria aos vinhos, passando pelos condimentos".  Aquilo "que faz parte da nossa gastronomia e que estão sempre presentes neste evento".

Nesta edição foram introduzidas melhorias, desde o "prolongamento dos horários, para permitir que as pessoas possam conviver até mais tarde", assim como "alguns restaurantes terem introduzido os pratos para crianças".

Ao apoiar este "evento, através da Associação Turismo de Lisboa, permite-nos [á autarquia] fazer esta mostra e elevar a nossa gastronomia", como "dar palco aos chefs para mostrarem as sua realizações", assim como "a toda a cidade e a muitos turistas que nos visitam para conhecerem melhor aquilo que vai sendo feito", explicou Fernando Medina.

Em exclusivo ao Jornal Hardmusica, a Secretária de Estado do Turismo, confessou que vem ao Peixe em Lisboa, "desde o primeiro ano, por reconhecer que marca a importância da gastronomia e do nosso peixe", classificando-o como "fantástico e diferenciador". Como governante é a sua estreia no evento. Fez-se acompanhar do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo. Ana Mendes Godinho referiu que no papel de Secretária de Estado do Turismo  vê o festival "como uma grande mostra do bom que a nossa gastronomia tem, nomeadamente em termos de inovação". Para a governante "ver aqui a quantidade de pratos diferentes e inovadores, com os nossos produtos tradicionais, é fantástico". O Peixe em Lisboa "é também uma mostra importante dos nosso produtos regionais, não só os confeccionados gastronómicamente, mas também os tradicionais", que são "uma marca forte daquilo que temos de bom para promover", salientou.

Ana Mendes Godinho frisou que "cada vez mais as pessoas procuram o que é genuíno e autêntico". Segundo a responsável pela pasta do Turismo, "uma das motivações dos nosso turistas é claramente a gastronomia", salientando que "é também um dos pontos que nos marcam positivamente e que torna Portugal inesquecível".

Para a Secretária de Estado "é cada vez mais aqui que temos, também, que apostar". Ou seja, "nas experiências inesquecíveis, quando eles cá estão".

Aos jornalistas não foi dada a possibilidade de degustar os pratos confeccionados pelos Chefs, pelo que não podemos fazer qualquer menção aos mesmos.

Galeria de Imagens

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade