Sheraton Cascais Resort vai "pôr Cascais no mapa global"

por: António Manuel Teixeira

Foi hoje oficialmente inaugurado o Sheraton Cascais Resort, um resort localizado na Quinta da Marinha.

Até hoje o empreendimento tinha o nome de Vivamarinha Hotels & Suites, mas a A United Investments Portugal (UIP) adquiriu-o em Outubro passado por 50 milhões de euros.

O Sheraton Cascais Resort tem 146 quartos divididos em três tipologias: Deluxe, com 45 m2, Suite, com 200m2 e a suite presidencial com 350m2.

Com esta unidade, sob o acordo de 'franchise', junta-se a um dos maiores grupos hoteleiros a nível mundial, a Starwood Hotels & Resorts Worldwide, um grupo que investe "fortemente em Portugal há 45 anos".

"Vamos pôr Cascais no mapa global e dar visibilidade a 20 milhões de membros de todo o mundo", afirmou o presidente da Starwood EAME (Europa, África e Médio Oriente), Michael Wale, relembrando a importância que a indústria hoteleira "é um óptimo sector" para a criação de emprego nos jovens, "o que é muito importante para Portugal".

O presidente do Conselho de Administração da UIP, Talal Al-Bahar,Talal Al-Bahar disse estar "orgulhoso", na abertura desta unidade e salientou a "relação querida" que o seu grupo mantém com o nosso país, onde investe há mais de 30 anos.

Mas os investimentos da UIP em Portugal, para Portugal vão continuar com, a renovação e ampliação do Pine Cliffs Resort, em Albufeira e a abertura de outra unidade no Oeste.

"Estamos a planear uma terceira unidade, mas estamos à espera de aprovação. Será na região do Algarve", disse Talal Al-Bahar, sem adiantar mais pormenores.

O director geral da UIP, Carlos Leal, também avançou que estão "a trabalhar em mais uma ou duas oportunidades em Portugal", revelando apenas que será a "norte do Tejo". E acrescentou apenas que se trata de "uma unidade parcial já existente ainda com espaço para construção inicial".

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou que este foi o segundo grupo internacional a abrir em Portugal, desde que iniciou as suas funções, sublinhando que a abertura do empreendimento "revela que há confiança dos investidores" e que estes "consideram que investir em Portugal é uma boa aposta". A governante salientou que o turismo já representa 16% das exportações globais nacionais afirmando que "há o compromisso do Governo de retomar o programa Simplex, no sentido de simplificar o investimento em Portugal, o dia-a-dia da vida das empresas e dos cidadãos, eliminando os custos de contexto".

O Presidente da autarquia, Carlos Carreiras disse ao Jornal Hardmusica que a abertura de uma unidade com a marca Sheraton revela "a importância de nos posicionarmos cada vez mais no mercado global", numa altura em que o turismo em Cascais "tem vindo a registar ano após ano resultados extremamente positivos". Carreiras afirmou também que "termos cadeias internacionais é a sustentabilidade". Ou seja o turismo no concelho "vai continuar a crescer a nível de qualidade e muito especialmente a nível de preço". Revelou que Cascais é "ainda um destino barato", salientando que "temos vindo a reposicionar o preço". Segundo o edil, Cascais é "o destino mais caro a nível nacional, mas ainda assim muito barato comparando com os outros europeus". Mas Carlos Carreiras, que ao longo dos anos que tem estado no comando da Câmara tem feito bastante pelo turismo em Cascais e no Estoril, explicou "é importante porque aumenta a cadeia de valor, e aumentando permite ter um investimento mais sólido". Acrescentando que "também melhores remunerações para os colaboradores destas unidades hoteleiras". A autarquia não pretende "complicar, só facilitamos a vinda das cadeias". Isso faz com que "seja mais atractivo para o investimento".

Pedro Santos, Director Geral do Resort, disse ao Jornal Hardmusica que o cliente do hotel "serão as famílias, no Verão e os golfistas na época intermédia". Explicou que "algumas marcas optam por vir aqui fazer apresentações de produto, ou fazer formação aos seus colaboradores por ser um espaço fantástico no meio de um parque natural". Com a previsão da fusão da cadeia Mariott ao grupo Starwoods, "aumenta o espectro de o staff evoluir em mais de 1500 hotéis". O responsável disse que tem uma parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, para recrutamento. "Estamos também a participar juntos em alguns eventos para atrair talento para o Sheraton Cascais Resort", explicou. Deixou ainda um desafio a todos os jovens que querem entrar no mundo da hotelaria, "aqui têm uma oportunidade, não só para evoluir dentro da cadeia, como em todo o grupo".

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways