Ondas de 14 metros e rajadas de 120km colocam Portugal em alerta vermelho

por: Zita Ferreira Braga

A chuva permanente e intensa deixou o país debaixo de água. Hoje não dará tréguas e até amanhã, o país continua sob alerta.

Uma pessoa desaparecida, várias estradas cortadas e muitas cidades debaixo de água. É este o panorama que marca o dia de domingo, um pouco por todo o país, e que segundo o IPMA, (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) se manterá até amanhã.

Em Albergaria-a-Velha, os populares garantem que viram um homem a ser arrastado pelas águas do rio Vouga quando circulava de bicicleta na estrada da Cambeia, que liga a ponte de Cacia a Angeja. A identidade do homem ainda está por confirmar, sendo que hoje são retomadas as operações de busca pelo desaparecido.


A forte chuva levou ainda ao corte de várias auto-estradas. A A25 foi cortada ao final da tarde na zona de Angeja, assim como a estrada nacional 109 entre a mesma localidade e Cassia, bem como em Estarreja.

O aluimento de pavimento devido ao mau tempo obrigou ainda ao corte da autoestrada A41 em Alfena, concelho de Valongo. O abatimento do piso aconteceu no sublanço do nó de Alfena em direção à autoestrada A3 (Porto-Braga).


A subida das águas do Mondego levou ao corte de estradas, à inundação de edifícios e assustou as populações. O presidente da Câmara de Coimbra chegou a admitir a necessidade de, durante a noite, ser necessário abrir os diques fusíveis da bacia do Mondego, para conter a subida das águas do rio. Durante a manhã, houve, porém uma estabilização dos mesmos.


A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou até às 20 horas de ontem um total de 580 situações, sendo os diatritos de . Os distritos mais fustigados Coimbra, Aveiro e Porto

O mau tempo obrigou também à interrupção da circulação de comboios na zona de Estarreja e Alfarelos, na linha do Norte.

Entretanto para hoje, nove das 23 barras do continente foram fechadas à navegação devido à agitação marítima e na zona norte apenas o porto de Leixões está aberto a toda a navegação, informa a Autoridade Marítima Nacional.

E para hoje e com continuação para amanhã dia 15 de Fevereiro, continuam em Lisboa, no Porto e no resto do país, períodos de céu muito nublado, aguaceiros que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada,

em especial nas regiões Norte e Centro.

Queda de neve acima de 1200 metros, descendo gradualmente a cota para 600 metros.
Vento moderado a forte (30 a 55 km/h) de noroeste, com rajadas até 100 km/h, em especial no litoral oeste.

Nas terras altas, o vento será forte a muito forte (45 a 65 km/h) de noroeste, com rajadas até 120 km/h.

Descida de temperatura, em especial nas regiões Norte e Centro.

Pequena descida de temperatura.

E oesatdo do mar acompanha a violência da situação em terra:

Na costa Ocidental a norte do Cabo Raso: Ondas de noroeste com

5 a 6 metros, aumentando gradualmente para 6 a 8 metros.

Costa Ocidental a sul do Cabo Raso: Ondas de noroeste com 4 a 5 metros, aumentando gradualmente para 6 a 7 metros.

Temperatura da água do mar: 15ºC

Só no Sul as ondas são mais suaves com 1,5 a 2,5 metros.

Temperatura da água do mar: 16ºC

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade