Um português entre os 10 melhores restaurantes de Londres em 2015

por: Zita Ferreira Braga

Num ano houve um número imenso de de restaurantes a abrir em Londres há um português que se destacou entre os melhores da capital inglesa.

A Bloomberg acabou de publicar a lista dos 10 melhores novos restaurantes de Londres em 2015 e há um português na lista. Num ano que houve mais "seguidismo" de tendências que inovação, entre um número recorde de aberturas novos restaurantes, a publicação encontrou alguns estabelecimentos "excepcionais" e outros "mais casuais onde se come bem sem pagar couro e cabelo", diz Richard Vines.

E da lista constam;

Hoppers
Um pequeno café no Soho que serve pratos do Sri Lanka e de Tamil Nadu (região indiana) destacou-se pela boa culinária que, em pouco tempo, deu azo a "filas de duas horas só para conseguir prová-la". É o melhor dos novos restaurantes londrinos de 2015, considera Vines. Hoppers serve pratos do Sri Lanka e indianos

Portland
A qualidade, mais do que a publicidade ou a exuberância, ditaram o bom nome deste novo restaurante em Portland Street que se tornou no favorito dos chefs londrinos. Os pratos sazonais com poucos ingredientes, originais e equilibrados, são complementados por uma carta de vinhos "aventureira" e com preços razoáveis.

 The Ivy
Um restaurante de 1917 chega à lista dos melhores restaurantes novos de 2015 porque "é excepcional desde que reabriu após seis meses de renovação". Tem glamour, está sempre cheio "e o menú é católico como quando era menino de altar", diz Vine, que classifica o restaurante de "viciante e divertido".

Kitty Fisher's
Um restaurante sem manias, inaugurado em 2014, depressa se tornou no restaurante mais procurado de Londres, para surpresa dos próprios donos, diz Vine. A simplicidade do ambiente, acolhedor ao mesmo tempo, conjugada com a hospitalidade e os ingredientes cozinhados pelo Chef Tomos Parry em grelha a carvão (recomenda-se o bife galego) são "imperdíveis".

 45 Jermyn St

Eis um restaurante bar que "representa uma interpretação contemporânea do glamour de outras eras", na perspectiva do crítico da Bloomberg. Além disso, sublinha, é um "paraíso bem vindo ao grupo de pequenos restaurantes que dispensam reservas que proliferam em Londres" e é "também divertido só para uns cocktails".

 Chick 'n' Sours
Podia ser mais um restaurante de galinha frita, mas o Chick'n'Sours destacou-se enquanto "destino gourmet", ainda que não pareça. Dispensando decorações dispendiosas ou mobiliário chique, este restaurante dedicou toda a sua atenção a fornecer "aves de grande qualidade, temperadas por especialistas e depois cozinhadas". Nota: diz que os cocktails também "são bons".

 Bao
O Bao não é mais um restaurante no Soho, nem mais um restaurante tailandês. É "comida de rua que passou para dentro de portas", preparada por uma família tailandesa, cuja especialidade são os pãezinhos cozidos a vapor recheados com porco com molho soja ou cordeiro com molho de coentros e maionese de alho. Forma longas filas de espera ocasionalmente, mas vai ter "take away" em breve.


Jose Pizarro
O chef espanhol Jose Pizarro serve "da melhor comida espanhola de Londres" no restaurante homónimo. "Não é só saber cozinhar, que com certeza sabe", diz Vine. "É o facto de fornecer ingredientes maravilhosos e de se abster de fazer asneira com eles", remata o crítico, que recomenda o ombro de porco Presa Iberica e a entrada de fígados de galinha fritos com alho, cebola e vinho.

 Taberna do Mercado
O restaurante português dos chefs Nuno Mendes (e não Mendez, como escreve a Bloomberg) e António Galapito diz ser "uma homenagem ao país natal" do proprietário, com pratos típicos como pregos, bifanas, conservas de peixe e respectivos acompanhantes: cervejas ou vinhos. "Os pastéis de nata que servem ao pequeno-almoço são épicos e tão macios que têm de ser comidos com uma colher", destaca o crítico.

Kricket
Um restaurante minúsculo com mesas comunitárias e que serve pratinhos de comida indiana, particularmente de Goa, conquistou os londrinos este ano. "Os pratos estão entre os mais belos que alguma vez vi e os sabores são complexos e compostos em camadas, com o picante do piri-piri a prevalecer no final", diz Vine, que recomenda a galinha frita à moda de Kerala.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade