Olhão com maiores proveitos totais na hotelaria e turismo

por: António Manuel Teixeira

A Pordata revelou um estudo que informa que no concelho de Olhão, os proveitos totais de estabelecimentos hoteleiros tiveram um maior aumento. Os dados resultam de um estudo efetuado entre 2009 e 2013 nos 308 concelhos de Portugal continental e ilhas.

A Pordata, da Fundação Francisco Manuel dos Santos, trabalha dados estatísticos de turismo desde 2013 mas, este ano, decidiu analisar os dados por municípios, divididos em três grandes áreas: Alojamentos Turísticos, Ocupação de Alojamentos Turísticos e Receitas de Alojamentos Turísticos.

Olhão destaca-se pela positiva, liderando o ranking dos concelhos onde as receitas do sector hoteleiro mais subiram neste período. Estes números referem-se aos proveitos totais, ou seja, englobam não só os proveitos com as dormidas, mas também as refeições e outros serviços.


Dos 308 municípios, apenas 47 acompanham Olhão nesta tendência positiva no período em causa.


Ainda de acordo com a Pordata, globalmente a maioria dos turistas hospedados em Portugal são estrangeiros, embora só em 34 municípios tal se verifique. As regiões com maior percentagem de hóspedes estrangeiros são a Região Autónoma da Madeira, o Algarve e a Área Metropolitana de Lisboa.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways