Escolhidas as 12 pastelarias que vão disputar o Melhor Pastel de Nata

por: Zita Ferreira Braga

Depois de horas a provar o pastel de nata de 18 concorrentes, o juri da prova "O Melhor Pastel de Nata" seleccionou os 12 finalistas que vão disputar a grande final a 15 de Abril, durante a 8ª edição do festival gastronómico Peixe em Lisboa.

 

A pré-selecção, que decorreu no Torreão Nascente do Terreiro do Paço, apurou nove finalistas: Atelier do Doce (Lisboa), Casinha do Pão (Lisboa), Chique de Belém (Lisboa), Continente Selecção (Lisboa), Nilde (Lisboa), Hotel Real Parque (Lisboa), Coina Confeitaria (Coina), Taigui (Lisboa) e Tulipa Dourada (Mem Martins).

Às nove pastelarias apuradas nesta pré-seleção juntam-se as três primeiras classificadas da anterior edição da prova. A pastelaria Alcoa (vencedora da edição 2014) decidiu, entretanto, abdicar de participar, pelo que de acordo com o regulamento da prova o quarto classificado no ano passado, a pastelaria Aloma, fica automaticamente apurado para a final. Balcão do Marquês e Biarritz completam o quadro.


O júri da prova é constituído por Virgílio Gomes (gastrónomo, presidente do júri), António Marques (chefe pasteleiro), Domingos Soares Franco (enólogo), Cristina Castro (projecto "No Ponto", que está a realizar um inventário da doçaria portuguesa), Frederico Duarte (projecto "Fabrico Próprio", que faz a inventariação de doçaria portuguesa de fabrico próprio ou doçaria semi-industrial) e Manuel Rasteiro (representante da Entidade Regional de Turismo de Lisboa).


O Peixe em Lisboa decorrerá no Pátio da Galé, de 09 a 19 de Abril. O programa, que entre várias particularidades tem como cabeças de cartaz os chefes espanhóis Joan Roca e Quique Dacosta, três estrelas Michelin, está detalhado online, em www.peixemlisboa.com .


O evento é uma organização da Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e produção da EV – Essência do Vinho.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade