Á semelhança do que aconteceu a nível nacional, o ano de 2014 foi dos melhores de sempre para o turismo na Via Navegável do Douro (VND).
A Delegação do Douro do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), revelou à Lusa que em 2014 passaram pela via navegável 600 mil passageiros, mais 45 mil do que no ano anterior (550 mil passageiros).
Os cruzeiros no Douro representam 64% da totalidade de passageiros da VND, movimentando cerca de 400 mil pessoas em 2014.
Trata-se de viagens com duração variável, de meia ou uma hora, e que se concentram principalmente nas zonas do Porto-Gaia, e depois também, em menor escala, em Entre-os-Rios, Régua, Pinhão, Foz do Sabor e Pocinho.
Na sua maioria são os estrangeiros que mais optam por estas viagens (57%).
Incluído neste tipo de cruzeiros, os passeios noturnos apresentaram um aumento de 40,6%, para os 26.791 passageiros.
Aquele que é considerado o produto mais exportador do rio Douro, o barco hotel, sofreu um aumento de mais de 30%, alcançando os 55 mil passageiros.
Para este aumento contribuiu a entrada de mais duas embarcações hotel na VND, subindo dos 11 para os 13 barcos.
A maior parte dos passageiros que opta por viajar a bordo destas embarcações é proveniente dos Estados Unidos da América (29%), seguindo-se a França (19%) e o Reino Unido (13%).
Depois, os cruzeiros de um dia ultrapassaram os 160 mil passageiros, registando um aumento de 6% comparativamente a 2013.
As embarcações navegam maioritáriamente nos trajectos Porto-Régua-Porto, Régua-Pinhão-Régua e Régua-Barca d'Alva-Régua e 93% dos passageiros são portugueses.
Segundo o IMT, a navegação de recreio contabilizou também um aumento de 6% relativamente a 2013, com cerca de seis mil passageiros.
No entanto, relativamente a este segmento o regulador ressalvou que apenas são contabilizadas as embarcações que utilizam eclusas de navegação.
Em 2014, começaram a cruzar as águas do Douro mais embarcações marítimo-turísticas, passando de um total de 86 em 2013 para as 92 em 2014 (com lotação para 6.666 passageiros). Em 2010 operavam apenas 58 embarcações.
Verificou-se também um ligeiro aumento a nível das empresas que operam na VND, estando atualmente registadas 36, mais uma do que no ano anterior.
Para o IMT, o número de empresas que laboram neste rio revela o "esforço e a dinâmica que o destino Douro pode proporcionar".
Por fim, sobre a navegação comercial, dos portos comerciais de Sardoura e Várzea do Douro, registou-se uma diminuição de cerca de 50% comparativamente com o ano transato, tendo-se ficado pelas 20 mil toneladas de granito.
Em 2013, foram transportadas mais de 50 mil toneladas deste material destinado à exportação.
A Via Navegável do Douro foi inaugurada em toda a sua extensão em 1990, num total de 210 quilómetros desde Barca d'Alva até ao Porto.
Jornalista