Rota do Petisco 2014 espalha os aromas pelas ruas de Portimão

por: Zita Ferreira Braga

Até 12 de Outubro, a Rota do Petisco navega pelas ruas e vielas de Portimão, com cheiros e sabores que farão as delícias de quem se deixar tentar pela sua degustação.

 

A Rota do Petisco é um projecto de cariz cultural e recreativo dinamizado pela Teia D'Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, que visa a promoção da restauração e da gastronomia tradicional, contribuindo para o enriquecimento da oferta turística da região, na qual os participantes são convidados a percorrer os estabelecimentos aderentes, guiados através de um Passaporte em que estão identificadas todas as paragens e a respectiva ementa especial, confeccionada para o evento, lê-se na nota de imprensa.


As 124 paragens desta verdadeira maratona gastronómica correspondem aos estabelecimentos aderentes, que oferecem aos participantes na sua ementa, quer a modalidade "Petisco", composta por um pratinho e uma bebida ao preço unitário de 2,50euros em 105 estabelecimentos de restauração e similares, quer a modalidade "Doce Regional", composta por uma sobremesa e uma bebida, com o preço unitário de 2euros em 19 pastelarias, mantendo-se inalterado o preçário praticado desde a primeira edição, de forma a tornar a Rota do Petisco acessível ao maior número de participantes.


Para além do centro de Portimão (zonas azul, verde e amarela com 54 estabelecimentos), Praia da Rocha (zona laranja com 19 estabelecimentos), Alvor (zona castanha com 23 estabelecimentos) e Ferragudo (zona rosa com 12 estabelecimentos), em 2014 a Rota do Petisco também chega à Mexilhoeira Grande (zona lilás, com quatro estabelecimentos) e a Silves (zona vermelha, com 12 estabelecimentos), a cidade convidada desta quarta edição.

A Rota dos Pequeninos é a estreia desta edição e conta com cerca de três dezenas de estabelecimentos que apresentam uma ementa alternativa especialmente concebida para as crianças e ao mesmo preço da ementa principal da Rota do Petisco, devidamente identificados no Passaporte da Rota.


A Rota das Mercearias é outra das novidades que tem como objectivo dar a conhecer a oferta de seis pequenos estabelecimentos de comércio local no centro de Portimão (zonas verde e amarela, permitindo aos portadores do Passaporte da Rota o usufruto de ofertas e/ou descontos na aquisição de produtos das seis mercearias aderentes: por cada uma visitada, será colocado um carimbo no Passaporte e quem conseguir reunir todos os carimbos habilita-se a ganhar um cabaz especialmente composto por produtos de cada um dos estabelecimentos aderentes.

Mas as novidades em estreia não se ficam por aqui. A Rota Noite Adentro permitirá aos participantes entrar nos 12 bares aderentes, situados no centro de Portimão (zona azul) e na Praia da Rocha (zona laranja), usufruindo de ofertas e/ou vantagens nos consumos efectuados, mediante a apresentação do Passaporte da Rota, onde será colocado o carimbo de cada estabelecimento visitado.


A Rota do Comércio Tradicional, que visa a valorização e divulgação do comércio local, apresentará na edição deste ano um formato diferente e conta com a parceria do Go Portimão, envolvendo 23 estabelecimentos comerciais do centro de Portimão, que lançam o desafio para participarem num peddy-paper que decorre durante todo o período de funcionamento da Rota do Petisco.

O desafio colocado é a identificação de 23 fotografias de objectos apresentadas no Passaporte da Rota com os logotipos dos estabelecimentos comerciais correspondentes, a que se seguirá a visita aos respectivos estabelecimentos e a procura, no seu interior, do objecto apresentado, sendo colocado um carimbo no Passaporte sempre que o mesmo for encontrado.

Logo ao primeiro carimbo, os participantes recebem um voucher de descontos em mais de 80 estabelecimentos comerciais que integram a rede de parceiros do Go Portimão e quem conseguir reunir os 23 carimbos deverá dirigir-se à Casa Manuel Teixeira Gomes e preencher um formulário para se habilitar ao grande prémio final: um fim-de-semana num hotel em Sevilha para duas pessoas e duas entradas (adultos) para a Isla Mágica.
Como vem sendo habitual, a animação será uma constante neste período, com destaque para a música, a Rota de Ilustração Super Bock, a Rota das Imagens Super Bock, as Rota Talk e dois passeios culturais noturnos, o primeiro dos quais agendado para 05 de Setembro, dia de início da edição deste ano da Rota do Petisco.

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways