Quinta do Noval Vintage 2011 é o melhor vinho e o Porto o melhor destino gastronómico

por: António Manuel Teixeira

O Quinta do Noval Nacional Porto Vintage 2011 é o melhor vinho de 2013 para a revista WINE, que também classificou a cidade do Porto como "Destino Gastronómico" do ano.

 

Os dois prémios constam de uma lista de 12 relacionados com vinhos e gastronomia e relativos ao ano de 2013, que foram entregues no Porto.

O prémio atribuido à Quinta do Noval, deve-se porque é o "produtor mais independente e singular entre os cinco grandes nomes do vinho do Porto", referiu a publicação, salientando, ainda, que o vinho distinguido tem um perfil "elegante, fresco e denso".

O Porto venceu o prémio Destino Gastronómico de 2013 graças ao seu "cosmopolitismo" e ao crescente número de turistas que o procuram.

"O Porto ajuda a ditar tendências no contexto nacional, preserva um sentido muito próprio do que é ser português, continua como bandeira de toda uma região que reclama dar bem mais do que aquilo que recebe do país", referiu a publicação. "As ações ligadas à gastronomia e ao vinho ocupam a segunda e terceira posições do conjunto de actividades que a maioria dos visitantes está interessada em experienciar na cidade. A oferta tem crescido e melhorado. Aos restaurantes tradicionais, que se mantêm bem vivos e de reconhecimento impoluto, novos espaços têm sido inaugurados na cidade, de restaurantes de cozinha de autor a wine bars, de lojas com produtos gourmet a tascas de inspiração antiga mas serviço actual", acrescentou a Wine.

 

O presidente da empresa Symington Family Estates, Paul Symington, e o crítico gastronómico do semanário "Expresso", José Quitério, foram considerados "Personalidade do Ano", no vinho e na gastronomia, respectivamente.

A Wine justifica a eleição de Paul Symington com os "fortes investimentos que a família Symington, o principal grupo de Vinho do Porto, realizou no último ano".

José Quitério é um "precursor na crítica regular de restaurantes na imprensa portuguesa, bem como pesquisador e defensor da cozinha tradicional portuguesa".

Os restantes premiados pela WINE na área gastronómica são Vítor Matos ("Chefe de Cozinha do Ano", Largo do Paço - Casa da Calçada, Amarante), Il Gallo d'Oro ("Restaurante Gastronómico do Ano", hotel The Cliff Bay, Funchal) e DOP ("Restaurante com Melhor Serviço de Vinhos", Porto).

Nos vinhos, a revista entendeu distinguir também a casa Barbeito ("Produtor do Ano", Vinho Madeira), a empresa Muxagat ("Produtor Revelação do Ano", Douro), Francisco Albuquerque ("Enólogo do Ano", Madeira Wine Company) e Pedro Carnaz ("Sommelier do Ano", Hotel Ritz Lisboa).

Pela primeira vez, há um prémio para a "Personalidade do Ano no Brasil", tendo a escolha recaído em Manuel Chicau, da distribuidora "Adega Alentejana", que já "opera um pouco por todo o Brasil e representa algumas das mais emblemáticas marcas de vinhos portugueses".

RIU Hotels & Resorts

Artigo de Opinião

Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Actualidade