Turismo na Estrela sem neve

por:
Turismo na Estrela sem neveA possibilidade de a neve vir a escassear na Serra da Estrela devido ao aquecimento global está a preocupar autarcas e operadores, que defendem novas prioridades turísticas para a região.
Seia recebe este dias 20 e 21 um seminário sobre a importância natural, cultural e económica da neve, realizado pelo CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela e pela associação ALDEIA, que junta cerca de uma centena de participantes de vários pontos do país.
No decorrer dos trabalhos, o presidente da Câmara de Seia, Carlos Filipe Camelo, disse que “a sazonalidade associada ao turismo de Inverno não é futuro” para a região, nem para o concelho, pelo que é necessário encontrar “alternativas e complementaridades” ao turismo associado à neve.
O autarca defende uma clara aposta em projectos relacionados com o património natural e construído da região, “de forma a dar outras mais valias e outras garantias àqueles que continuam a apostar nesta região, como uma região de turismo de futuro”.
Devido às alterações climáticas, Carlos Filipe Camelo considera que o futuro turístico em redor do manto branco pode estar em risco. No caso de Seia, a autarquia pretende apostar na criação de novos atractivos que possam levar visitantes ao concelho durante todo o ano, como o CISE e museus ligados ao brinquedo, ao pão e à electricidade, entre outros.
O director da entidade regional de Turismo Serra da Estrela, José Belarmino, defende também que “o produto neve está vendido” mas a neve “não dá garantias de turismo para toda a vida”.
Segundo o responsável, no futuro, terão quer ser encontradas outras alternativas à neve, para “ocupar o resto dos meses que não são de neve”.
“É evidente que a neve continua a ser um elemento fundamental para o desenvolvimento turístico da nossa região, mas não é tudo”, declarou.
José Belarmino falou na necessidade de a região direccionar as apostas para “outro tipo de elementos” turísticos “como a gastronomia, o turismo cultural e o turismo paisagístico e de natureza. É preciso preparar o futuro e o futuro pode não passar só pela neve”, avisa o dirigente.
A temática da neve está a ser debatida este fim de semana num seminário organizado pelo CISE, que tem por objectivo “valorizar a neve numa perspectiva que não seja apenas como suporte físico para a realização de desportos de Inverno ou de outras actividades recreativas”, disse José Conde, da organização.
“Nós procuramos que a neve seja valorizada também numa perspectiva científica, ambiental, entre outras”, concluiu.
(ES)

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways