Ceia medieval em Castelo Rodrigo

Ceia medieval em Castelo RodrigoUma ceia medieval na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, está a ser organizada pelos alunos dos cursos de hotelaria da secundária local, que vão servir à época a SAR os Duques de Bragança.
Segundo a organização, o evento programado para o próximo dia 07 de Maio, vai contar com a presença dos Duques de Bragança, “que se mostraram entusiasmados com a ideia e já confirmaram a participação”, afirmou Edmundo Boavista, mentor do projecto.
A ementa será constituída por codorniz, veado, porco preto, puré de castanhas, ervas com chouriça, sangue de judeu (bebida espirituosa da época), frutas e frutos secos, entre outras iguarias da época medieval.
“A ementa foi objecto de estudo dos professores de história da escola secundária local e vai ser desenvolvida com as técnicas culinárias da época”, explicou à Lusa, o professor Edmundo Boavista.
A agora anunciada,“1ª Ceia Medieval de Castelo Rodrigo”, vai ser organizada pelos alunos dos Cursos de Educação e Formação (CEF) de hotelaria, da escola secundária de Figueira de Castelo Rodrigo.
Depois de um inquérito à população local, “cuja amostra contemplou 400 pessoas do concelho, a ideia começou a esboçar-se e encontra-se em marcha”, disse o professor dos cursos de hotelaria.
“É um evento que nunca foi feito neste concelho”, sublinha este professor que se encontra a leccionar no concelho há cerca de 4 anos.
Edmundo Boavista, adianta ainda que a ceia será no interior das ruínas do palácio de Cristóvão de Moura, em Castelo Rodrigo, terá um “preço simbólico”, e que a Câmara Municipal “vai juntar-se ao evento com uma feira da época”.
Nesse dia, um cortejo partirá da escola secundária local e incluirá “carros puxados por cavalos, e trajes da época que vão ser emprestados pela Escola Profissional de Trancoso”, explica o mentor do projecto.
Os alunos dos Cursos de Educação e Formação (CEF) de hotelaria, da escola secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, “têm desenvolvido alguns eventos no âmbito da hotelaria, e cerca de 85%, já se encontram no mercado de trabalho, fixos, ou a prestar serviços de hotelaria ao fim–de-semana”, refere o professor Edmundo Boavista.
A I Ceia Medieval de Castelo Rodrigo conta com o apoio da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, a Escola Profissional de Trancoso e a Associação de Transumância e Natureza.
(AC)

Mídia

NULL
Subscreva a newsletter oturismo.pt
captcha 

Publicidade

Actualidade