Prémios Turismo de Portugal

por: António Manuel Teixeira
Prémios Turismo de Portugal

Foram hoje, dia 13 de Janeiro, atribuidos os Prémios Turismo de Portugal, numa cerimónia que contou com a presença do presidente do Turismo Portugal, Luis Patrão e o Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade.

Os vencedores foram Hotel Tivoli Vitória, Hotel de Charme Casa da Ínsua, Hotel Quinta da Ria, Empreendimento Portas do Mar, Rota do Romântico do Vale do Sousa, Vodafone Rally de Portugal e Rip Curl Pro Search 2009.
Foram ainda atribuidas 15 Menções Honrosas.

Foram hoje, dia 13 de Janeiro, atribuidos oito prémios e 15 menções honrosas na 5ª edição do Prémios Turismo de Portugal, na feira BTL- Bolsa de Turismo de Lisboa.

Os Pérmios Turismo Portugal receberam 192 candidaturas de todo o país, e seleccionaram 172 para serem eleitas 23.

Na categoria Novo Projecto Privado o Hotel Tivoli Vitória, localizado em Vilamoura, foi o vencedor. Trata-se de um hotel de cinco estrelas localizado sobre os fairways do campo de golfe Oceânico Victória, com 280 quartos, duas piscinas, clube de praia e SPA da conhecida marca tailandesa Banyan Tree.
Nesta categoria foram atribuidas menções honrosas ao Hotel Herdade Cortseia em Avis, ao Hotel Altis Belém em Lisboa e ao Hotel The Wine no Funchal.

Na categoria de Novo Projecto Público o Empreendimento Portas do Mar, localizado em Ponta Delgada, Açores, foi inaugurado em Julho e 2008 e congrega diversas valências: terminal marítimo para navios de cruzeiros e ferries inter-ilhas, marina de recreio, galeria comercial, pavilhão de exposições, parque de estacionamento coberto, piscina oceânica com solário e ainda um extenço passeio marítimo.
As menções honrosas desta categoria foram atribuidas ao Museu do Douro, localizado no Peso da Régua e ao Museu de Portimão.

O vencedor da categoria Requalificação de Projecto Privado foi o Hotel de Charme Casa da Ínsua, localizado em Penalva do Castelo. Trta-se de uma recuperação e adaptação para fins hoteleiros da Casa da Ínsua, património cultural, histórico e artístico que se encontrava em degradação, tendo sido igualmente realizadas intervenções nos seus espaços envolventes.
A Casa da Ínsua é actualmente um hotel de charme de cinco estrelas com um acervo patrimonial e cultural únicos. Paralelamente detém uma envolvente de excepção, sendo a produção de vinho do Dão "Casa da Ínsua" outra das suas referências. Esta unidade hoteleira dispõ de 31 quartos, 5 apartamentos, jardins, adega, queijaria, doçaria, entre outros.
As meções honrosas foram atribuidas ao Monte Real - Hotel Termas & SPA e ao Hotel Tivoli Palácio de Seteais.

A categoria Requalificação de Projecto Público teve como vencedor a Rota do Romântico do Vele do Sousa. Estruturada ao longo de dois percursos, o Norte e o Sul, esta Rota resulta da concretização de um projecto de conservação, salvaguarda e valorização de monumentos e sítios, pretendendo converter a região do vele do Sousa num destino de exclência do Romântico.
A Rota do Romântico resulta na definição de um itenerário de visita alargado que procura valorizar o património arquitectónico românico através da intervenção em 17 monumentos, da criação de quatro centros de informação, da sinalização na rede viária e da criação de painéis bilingues com informação geográfica, histórica e arquitectónica. Conta ainda com acessoa para pessoas com mobilidade reduzida.
As menções Honrosas foram atribuidas ao Centro de Interpretação da batalha de Aljubarrota em Porto de Mós e ao projecto de valorização do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra.

Na categoria de Serviços o vencedor foi a revista de bordo da TAP, UP-Ouse voar mais alto. Trata-se de uma revista que com o seu conteúdo pretende mostrar o que de melhor existe em Portugal, valorizando a imagem do país e dando a conhecer a melhor oferta turística existente. Hotéis, destinos, restaurantes, programação cultural tudo aí pode encontrar enquanto viaja rumo ao destino escolhido. 
Ainda nesta categoria as menções honrosas foram para Itinerários Culturais Online, da Associação de Turismo de Lisboa, Porto Tram City Tour, Guia Portugal Acesivel da Associação Salvador.

Na categoria de eventos venceu o Rip Curl Pro Search 2009. Trata-se de um evento desportivo que durante onze dias traz a Peninche milhares de espectadores, de todas as idades, para assitirem a uma das etapas do campeonato do Mundo de Surf WCT.
As meções honsroas foram atribuidas às Festas de Lisboa e oa Vodafone Rally de Portugal.

A ultima categoria é a de Sustentabilidade Ambiental, onde o vencedor foi o Hotel Quinta da Ria. Localizado em Vila Nova de Cacela- Vila Real de Santo António. Este projecto consite na implementação de um sistema de gestão Ambiental e de um sistema de EcoResort. Este sistema de gestão ambiental visa reduzir os custos através da melhoria da eficiência dos procedimentos e da racionalização dos consumos, bem como sensibilizar e contribuir para um meio ambiente sustentavel.
O Quinta da Ria conta com um campo de golf de 18 buracos e uma unidade hoteleira de cinco estrelas com 285 quartos, duas piscinas, dois restaurantes, campo de voleibol de praia, vinoteca e um tetaro.
As menções honrosas foram atribuidas ao Z Mar - Eco Camping Resort & SPA em Odemira e ao Centro de Congressos do Estoril.

O Prémio Especial Turismo de Portugal foi atribuido à Pousada do Palácio de Estoi. Localizada em Estoi, faro, esta nova pousada resultou da recuperação do palácio de Estoi, um exemplo da arquitectura romântica, cívil e ecletica do Sec. XVIII. A pousada tem uma capacidade de 64 quartos, restaurante, SPA e duas piscinas.

Fotos: Santos Almeida

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways