Hotel romano em Penela

por:
Hotel romano em PenelaUm hotel inspirado na temática da cultura romana vai ser construído em Penela, prevendo-se que esteja pronto no final de 2010.
António Maduro, sócio-gerente da Duecitânea - Turismo Lúdico-Cultural, que promove o investimento de cerca de três milhões de euros, disse à Lusa que a construção da unidade, pensada para a categoria de quatro estrelas, deverá começar ainda este mês.
O Hotel Dueça vai surgir a partir da reabilitação de uma antiga fábrica de papel do Século XIX, de traça neo-clássica, terá 42 quartos, restaurante e spa e "toda a decoração e ambientes serão inspirados na cultura romana".
Inserido num espaço de "forte romanização" e no centro de uma região de "grande interesse turístico", nas vertentes do turismo cultural, de natureza e religioso, o hotel estará bem servido em termos de acessibilidades e vai tirar partido das energias alternativas, adiantou o promotor.
Situa-se na Quinta da Fábrica, uma propriedade com 13 hectares, atravessada pelo Rio Dueça, que dista oito quilómetros da Vila Romana do Rabaçal e 13 quilómetros de Conímbriga (Condeixa-a-Nova), numa zona "abundantemente recheada por vestígios da romanização".
A Duecitânea vê nas condições da localização "uma grande pureza ambiental", "uma notável biodiversidade do conjunto Serras de Sicó/Lousã/bacias do Dueça e Ceira" e, ainda, uma enorme variedade de formações geológicas, em que se destaca a Gruta Talismã, uma das maiores do país e cuja entrada e Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça se situam junto da sua nascente, a cerca de três quilómetros do futuro empreendimento.
Além disso, a empresa promotora encontra na região "uma componente etnológica enriquecida pela herança cultural romana, árabe e medieval, com grande abundância de vestígios históricos capazes de documentar a presença humana desde a Pré-história, até aos nossos dias" e chama a atenção para a futura localização do hotel, "alicerçado no rio e com entrada por uma ponte, rodeado de jardins e floresta propícios ao descanso e mesmo um certo encantamento".
"Vimos nestas condições um conjunto de vantagens competitivas, tanto para quem apenas procura sossego e serenidade, como para quem não pretende o seu lazer vazio de acção e de cultura", considera num documento sobre o projecto.
O Hotel Dueça nasce no âmbito de um projecto mais vasto, que inclui outras valências, "distintas, autónomas e separadas em termos de localização", e que consistem num parque de campismo/campo de férias, centro de eventos e centro hípico, além de vários equipamentos complementares e compreendendo as componentes da formação e animação pedagógica.
De acordo com António Maduro, trata-se de um projecto para ali instalar um complexo turístico temático inspirado na Antiguidade Clássica, especialmente focado na cultura romana, mas as primeiras vertentes a avançar serão o hotel e uma piscina biológica.
"Os esforços agora concentram-se a cem por cento no hotel, depois avançaremos com o campo de férias", espaço pensado para o turismo jovem que deverá estar a funcionar no Verão de 2011, disse ainda o empresário.
(ES)

Mídia

NULL

RIU Hotels & Resorts

Amsterdam City Card

Etihad Airways

Actualidade